Nova reunião da Comissão Intergestores discute capacitação do Suas
Foi realizada na tarde desta terça-feira, 13, a 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na Sala de reuniões da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides). Na ocasião, estiveram presentes secretários da Assistência Social de Sergipe, representando os municípios do estado.
Entre os temas debatidos esteve a Pactuação do Processo de Operacionalização do Capacita Suas em Sergipe, com destaque para os critérios de seleção do público participante e definições do conteúdo programático.
A secretária adjunta da Inclusão Social, Maria Luci Silva, relatou a necessidade de pactuar a organização das ações educativas. “Precisamos determinar, nessa fase inicial, quais as formas de execução que iremos empregar. Deliberar de forma centralizada os maneios de atuação será fundamental para o sucesso do programa”.
Subsidiários do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (Suas), os Planos Estaduais visam o aprimoramento da gestão e a progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais.
A assessora técnica do Departamento de Assistência Social (DAS) da Seides, Neusa Malheiros, enfatizou que o plano federal sugere o conteúdo programático, mas que o estado tem autonomia para redefini-lo. “Podemos modificar o teor do plano de acordo com nossas exigências e necessidades de Sergipe”.
Em complemento, o presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, Valdiosmar Vieira, destacou que “por mais que os planos de capacitação tenham um formato pronto, temos o dever de adequarmos a realidade de cada município, porque cada um sabe as indigências que o seu território apresenta”.
As demais exposições mencionadas fizeram alusão à criação de câmaras técnicas para elaboração da proposta de regionalização dos serviços de Alta Complexidade, bem como a discussão em torno do reordenamento das Instituições de Acolhimento para crianças e adolescentes.
Sobre o assunto, a diretora do departamento de Assistência Social, Sonia Lima, disse que no momento o Estado não comporta a possibilidade de instaurar abrigos para todos os municípios, mas o estado se compromete a atender os que forem mais precisados.
“Foi feito um diagnóstico em Sergipe sobre o atual quadro de crianças e adolescentes que precisam de auxílio, nos empenharemos para atender da melhor forma esses municípios”, ressaltou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Nova reunião da Comissão Intergestores discute capacitação do Suas –