Sergipe realiza Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Sergipe está em contagem regressiva para mais uma edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. Com a exibição de 40 filmes, o projeto objetiva levar a oportunidade de promover debates sobre as diversas temáticas que envolvem os direitos humanos.
O evento que está em sua 7º edição, é uma idealização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da cinemateca brasileira. A Mostra vem sendo realizada em 26 capitais com grande público presente.
Em Sergipe a mostra conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc), que fará a abertura no dia 7 de dezembro, às 18h, no Museu da Gente Sergipana. Os filmes poderão ser assistidos de 7 a 9 e de 11 a 15 de dezembro com entrada franca.
Encontram-se filmes sobre o direito do idoso; infância e adolescência; deficiente físico; cidadania e homofobia e direito à verdade e à memória, com produções históricas. São obras de ficção, animação e documentário; curtas, médias e longas metragens. Há obras de diretores brasileiros e estrangeiros.
O projeto não tem fim competitivo e os selecionados apresentam seus trabalhos audiovisuais, podendo ser contemplados com o Prêmio Exibição TV Brasil, como forma de estímulo.
Homenageado
O cineasta e documentarista brasileiro, Eduardo Coutinho, completa 80 anos em 2013 e pelo foco em direitos humanos de sua produções foi escolhido para ser homenageado nesta edição do evento. Na oportunidade poderão ser vistos os filmes ‘Cabra Marcado Para Morrer’ (1984), ‘Santo Forte’ (1999) e ‘O Fio da Memória’ (1991), do cineasta.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]