[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã da última sexta-feira, dia 9, representantes de diversas entidades museais do Estado reuniram-se em mais um encontro do Fórum de Museus de Sergipe, criado para fortalecer as instituições que preservam a memória do Estado. Desta vez, o encontro foi motivado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para tratar do ‘Conexões Ibram’, que acontece dias 27 e 28 de novembro, no Museu da Gente Sergipana.

O secretário de Cultura em exercício, Marcelo Rangel, compareceu à reunião para falar da importância do evento e para reforçar o papel que o Fórum de Museus tem para o fortalecimento de ações como o ‘Conexões Ibram’. Para ele, “o Fórum une diversas entidades em torno de uma causa coletiva, que é o fortalecimento dos museus e contribui para que de fato seja criado o Sistema Estadual de Museus”.

Segundo a coordenadora de museus da Secult, Sayonara Viana, o objetivo é que em meados de março de 2013 a criação do Fórum seja formalizada e a entidade possa eleger seus primeiros representantes. Ela explica que esse será um passo importante que antecede a criação do Sistema Estadual de Museus, que dará maior subsídio para o desenvolvimento e manutenção dos museus de Sergipe.

A museóloga do Museu de Itabaiana, Ludmilla Oliveira, afirma que a grande contribuição deste Fórum será a integração dos museus do Estado. ”Com essa integração o campo museal de Sergipe fica mais fortalecido e passamos a ter mais vez nas políticas públicas da área da cultura, o que dará mais suporte para a criação e o desenvolvimento dos museus”, destacou.

Conexões

A realização do ‘Conexões Ibram’ é um exemplo dessa força que o setor vem ganhando no Estado. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em todo o país, chega pela primeira vez a Sergipe e é resultado dos esforços da Secult para desenvolver cada vez mais os museus.

O ‘Conexões Ibram’ será um momento de capacitação para estudantes e, principalmente, para os gestores e técnicos dos museus. Durante o evento ocorrerão reuniões abertas sobre uma série de temas atuais relacionados aos museus e encontros técnicos com o intuito de concretizar planos de trabalho, para inserir os museus do Brasil nas inovações das políticas públicas museais promovidas pelo Ibram.

As inscrições para participar do ‘Conexões’ são gratuitas. Os interessados em participar do evento devem preencher a ficha que está disponível no site da Secult, e enviá-la para coordenadoria.museus@cultura.se.gov.br.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.