Sergipanos são contemplados pelo Prêmio Jovem Agente de Cultura
A política de cultura do Governo Marcelo Déda nunca esteve tão forte. Através da construção de políticas públicas consistentes, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) vem trazendo bons frutos para a realidade local. Prova disso são os diversos agentes, produtores e realizadores culturais que cotidianamente vencem editais e prêmios em Sergipe e em todo país.
Desta vez, quem protagoniza essa história são jovens agentes sergipanos que participaram e venceram o Prêmio Agente Jovem de Cultura, do Ministério da Cultura (MinC). Projetos das cidades de Estância e Laranjeiras serão beneficiados com uma verba de R$ 9 mil reais. Ao todo, 500 iniciativas culturais – já realizadas ou concluídas – propostas por jovens agentes culturais de todo o país que tenham entre 15 a 29 anos, serão beneficiadas.
As iniciativas selecionadas têm ações voltadas para várias áreas, como, por exemplo, de Comunicação, Articulação, Mobilização Cultural e outras. Entre os selecionados em Sergipe estão os projetos: ‘Teatro do oprimido vai aos bairros’, da cidade de Estância e o Projeto de Música ‘Meninos da Comandaroba’, de Laranjeiras.
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, é com muita alegria que a Secult recebe a notícia da vitória desses jovens empreendedores de cultura, afinal, eles estão começando desde cedo, a manter as raízes culturais e artísticas do Estado vivas em seus municípios.
“A cada dia os agentes sergipanos tem se destacado nos editais nacionais, e este, especificamente, que incluiu jovens agentes é muito importante. Ver esses jovens contemplados mostra que a cultura é um tema que está sendo debatido nas novas gerações, e isso é muito importante, afinal, é a continuidade das nossas raízes que está em jogo”, analisa a gestora.
Alegria dos contemplados
O professor e um dos fundadores do Projeto de Música Meninos da Comandaroba, Marcelo Barbosa, que trabalha a inclusão social através da música está muito feliz com o resultado.
“Fizemos a inscrição através do incentivo da Prefeitura do município, mas um pouco sem acreditar que passaríamos. Estamos muito satisfeitos com o resultado e acredito que essa verba irá ajudar bastantes nosso trabalho aqui em Laranjeiras”, analisa Marcelo. Além da prefeitura municipal, o projeto recebe incentivos da Fafen.
Já a idealizadora do projeto ‘Teatro do Oprimido vai aos Bairros’, Raniele da Silva, que venceu na categoria 18 a 24 anos, ficou bastante emocionada com a conquista.
“Realizamos esse projeto aqui há alguns anos, e temos muito orgulho dele. Através do projeto, nós realizamos um teatro que fazem os jovens mudarem de vida e valorizarem a arte. Agora, com esse recurso, iremos levar o trabalho adiante e fazer oficinas para tornar o grupo ainda mais e mais conhecido”, assegura a jovem.
Sobre o Prêmio
O Edital do Agente Jovem é divido em três categorias, sendo 100 prêmios para a categoria Jovem adolescente (15 a 17 anos), 200 prêmios para a Jovem jovem (18 a 24 anos) e outros 200 para a Jovem adulto (25 a 29 anos).
O prêmio teve 2.463 projetos inscritos e 1.711 habilitados. A escolha das 500 iniciativas foi feita pela Comissão de Seleção do Edital que esteve reunida nos dias 16, 17 e 18, em Brasília. A realização é do MinC, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República e os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Saúde (MS).
A Comissão é formada por jovens representantes da sociedade civil e de bolsistas integrantes do Sistema MinC e dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Saúde (MS) e da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ/PR).
As iniciativas culturais selecionadas têm ações voltadas para as áreas de Comunicação, Articulação e Mobilização Cultural, Cultura e Tecnologia, Pesquisa, Acervo e Diálogos Intergeracionais no Campo da Cultura, Formação Cultural, Produção e Expressão Artística e Cultural, Intercâmbios e Encontros Culturais, e Cultura e Sustentabilidade.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipanos são contemplados pelo Prêmio Jovem Agente de Cultura – A secretária de Cultura
- Eloisa Galdino Foto: Fabiana Costa