[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Cerca de 300 professores da rede estadual de ensino participaram, na manhã desta sexta-feira, 26, no auditório do Riverside Hotel,  da abertura do Encontro Estadual do Ensino Médio Inovador. Realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o evento, que acontecerá durante todo o dia, tem como objetivo discutir a importância da participação da comunidade nas ações da escola, como também buscar mecanismos de implementar a gestão democrática de forma responsável e coerente com vistas à melhoria dos indicadores educacionais.

A secretária adjunta de Estado da Educação, professora Hortência Araujo, abriu os trabalhos da manhã. “Este encontro que estamos iniciando hoje faz parte de uma série de encontros que iremos realizar ainda este ano. A importância desta discussão perpassa  pelo fato de  que precisamos imprimir a qualidade  no ensino médio de forma geral. Neste evento, os professores de escolas já inseridas no programa do ensino médio inovador irão agregar mais conhecimentos, discutir as dificuldades e elaborar propostas para superar os desafios”, disse a secretária.

A professora Hortência acrescentou ainda que o foco principal de todas essas discussões é o sucesso do aluno após a conclusão do ensino básico. “Nossa meta com a implantação do ensino médio inovador  é tornar as aulas mais atrativas e condizentes com as exigências da nova sociedade, contribuindo para o êxito do jovem nas suas escolhas”, concluiu Hortência.

O professor Paulo Roberto Rego, diretor do ensino médio da Seed, também salientou a importância do encontro. “A rede estadual de ensino tem atualmente 17 escolas inseridas no programa do ensino médio inovador. Esperamos no próximo ano duplicar este número. Nossa expectativa para este encontro é ampliar o debate acerca da construção do currículo escolar, colocando em evidência a participação da comunidade escolar no processo de transformação do ensino médio no Brasil”, disse o professor.

Bons resultados

Os professores de escolas que já adotaram o ensino médio inovador afirmaram que os resultados são satisfatórios, como revela o professor Genaldo Lima, diretor do Colégio Estadual Atheneu Sergipense. “O Ensino Médio Inovador foi a saída para a promoção de avanços no projeto pedagógico da escola. Os alunos participam mais ativamente das atividades escolares. Dentro da grade curricular desenvolvemos projetos culturais, envolvendo dança e teatro, projetos científicos e esportivos, favorecendo a permanência do aluno na escola”, disse Genaldo.

A professora Simone Santana, do Colégio Estadual Costa e Silva, reforça as palavras do diretor do Atheneu. “O ensino médio inovador é recente no Costa e Silva, mas já tem surtido efeito positivo. Sou professora de língua portuguesa e, no sexto horário, desenvolvo junto aos alunos um projeto de leitura e interpretação de texto, o que auxilia muito os alunos em provas seletivas como as do Enem, que agora servirá como forma de ingresso na Universidade Federal de Sergipe. Esses projetos são desenvolvidos em todas as disciplinas”, explicou a professora.

Palestra

Durante o Encontro Estadual do Ensino Médio Inovador, acontecerão três palestras, proferidas pelos professores André Sereno e Valdenira Oliveira, do Grupo Acebi Associados, de São Paulo. No turno da manhã, ocorreram as palestras “O papel da comunidade escolar na construção do currículo” e, em seguida, “O alinhamento do currículo com a legislação educacional vigente”.  Os trabalhos encerram-se no turno da tarde com a palestra “A importância da estrutura de competências e habilidades para a elaboração do currículo”.

A professora Valdenira Oliveira, uma das professoras palestrantes, afirmou que esses encontros  têm como meta abrir ainda mais a mente do docente com ideias que irão provocar uma maior reflexão sobre o tema e enriquecer mais sua prática docente. “O ensino médio inovador  é muito  atrativo, pois busca aproximar mais o aluno da realidade que vivencia cotidianamente, fazendo com que ele se torne  um agente transformador dessa realidade, cumprindo o seu dever de cidadão”, explicou Valdenira.

Ensino Médio Inovador

O Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também às expectativas dos estudantes do ensino médio e às demandas da sociedade contemporânea.

Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de oito macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil, e  Leitura e Letramento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.