Solidariedade de família contribui com estoque de sangue do Hemose
Por conta do tratamento de saúde da mãe, as irmãs Luciana dos Anjos Ferreira e Tereza dos Anjos Santos iniciaram uma campanha destinada à doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A ação iniciada nesta quinta-feira, 18, visa mobilizar a população do município de Pirambu, distante 63 quilômetros de Aracaju, para contribuir com o estoque de sangue da unidade.
Conforme relato das irmãs, há dois anos que os médicos descobriram que a mãe possui um câncer e, desde então, precisa tomar plaquetas, componente produzido do sangue. O médico disse pra gente que nossa mãe precisa tomar sangue porque o organismo está enfraquecido pela doença, relataram ao explicar que a mobilização começou com a família e agora já recebe o apoio de moradores de Pirambu.
No Hemocentro, a movimentação de pessoas solidárias às irmãs começou cedo. José Agnaldo Santos dos Anjos, 26 anos, conta que já é doador. Hoje vim doar para ajudar no tratamento da minha tia que está precisando. Independentemente da situação, sou doador voluntário de sangue há pelo menos uns três anos, avisa.
Leandro Santos Silva, 24 anos, disse que para ajudar a tia doou pela primeira vez. Até hoje não tinha pensado em doação de sangue. Vim com um pouco de receio, mas foi tudo tranquilo. O importante é que vou ajudar minha tia e outras pessoas”, completa.
Solidariedade
De acordo com a gerente da Coleta do Hemose, Florita Aquino, somente com a mobilização das famílias, que tem algum ente querido com problemas de saúde, é que a unidade pode fornecer o sangue. A doação é um gesto voluntário e altruísta. Não podemos obrigar os cidadãos a doarem. Por isso que em situações como esta, é importante a participação da família responsável pela mobilização de parentes e amigos, destaca ao convidar a população para o serviço de doação.
Para as pessoas em bom estado de saúde, com idades entre 16 a 67 anos que quiserem contribuir com esse gesto de amor ao próximo basta comparecer à unidade ou agendar um horário para doação, informa Florita.
O Hemose funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e aos sábados e feriados das 8h às 12h. Para mais informações, basta entrar em contato com o Serviço Social, através dos telefones: (79)3225-8000 e 3259-3174.
- Solidariedade de família contribui com estoque de sangue do Hemose – Fotos: Ascom/FSPH