[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado está recuperando e ampliando a barragem pública de Vaca Serrada, situada no município de Monte Alegre de Sergipe, e recuperando outras 400 barragens de terra de volume inferior a 20.000 m³, equivalentes a 7% do total de pequenas propriedades existentes nos municípios do Alto Sertão Sergipano, além de Simão Dias e Poço Verde.

O trabalho faz parte das ações do termo de cooperação técnica celebrado entre as Secretarias de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri) e a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) para recuperar e ampliar as barragens de terras nos municípios do Estado de Sergipe atingidos pela seca, em estado de emergência.

As barragens servem para acumular águas pluviais para matar a sede do gado pertencente aos pequenos agricultores das comunidades beneficiadas. O Governo de Sergipe, através do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) investiu R$ 720 mil para a realização das obras.

A secretária adjunta de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva, ressaltou que “as atividades agropecuárias demandam muita água. Por isso é fundamental a recuperação desses reservatórios para que os proprietários de terra tenham onde armazenar a água da chuva”.

“Acompanhamos o processo de recuperação e ampliação das barragens. Alguns ainda estão sendo concluídas para que os pequenos proprietários de terras possam usufruir dos benefícios dessas obras, assim que a chuva chegar com força no sertão”, destacou o engenheiro civil da Cohidro, Valdi Aragão.

O agricultor José Aélio Martins, morador do assentamento Nossa Senhora de Lourdes, em Nossa Senhora da Glória, foi beneficiado com a recuperação de uma barragem em sua propriedade. “A barragem está limpa e recuperada, agora só falta a chuva para ficar melhor ainda. Quando começar a chover forte, os meus gados e dos meus vizinhos vão começar a beber água da barragem”.

Para o pecuarista Antônio José Goes, do Assentamento Barra da Onça, em Poço Redondo, a situação não é diferente. “Já temos a barragem recuperada, só falta cair uma chuva de trovoada para a gente ficar feliz. A barragem vai ficar cheia d’água e eu vou poder recuperar os gados que tive que vender por conta da seca”.

José Fernando Lima Filho, de Nossa senhora da Glória, disse que a chuva ainda não foi suficiente, mas já deu para acumular um pouco de água nas barragens. “Temos esperança que Deus mande mais chuva para encher as barragens. Por enquanto, ainda não foi suficiente, mas, pelo menos, já temos as barragens prontas para receber a água da chuva”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.