[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para comemorar o ‘Dia Mundial da Alimentação’, comemorado nesta terça-feira, 16, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento (Seides) e Conselho Estadual de Segurança  Alimentar e Nutricional (Consean) realizaram na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju, atividades para conscientizar a população sobre como manter uma alimentação adequada de forma sustentável e permanente.

Várias atividades foram realizadas no local como aferição de pressão arterial, peso, altura e cálculo de IMC, orientação nutricional; degustação de preparações com o uso integral dos alimentos; oficina ‘Pet na Horta’, distribuição de mudas frutíferas e exposição de produtos de Cooperativas.

A programação foi organizada em parceria com ações realizadas pelo Sesi/Senai, secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação (Seed); Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A secretária adjunta de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva, participou do evento e agradeceu aos profissionais e aos parceiros envolvidos nas comemorações alusivas ao Dia Mundial de Alimentação.

“Houve uma mobilização intensa por parte dos profissionais para colocar em prática as ações previstas para a Semana Mundial de Alimentação. Até o final da semana, palestras e cursos serão ministrados para conscientizarmos o maior número de pessoas sobre a importância de uma alimentação balanceada. Este ato aqui na praça é prova de que a semana será muito proveitosa para todos os que participarem”.

Segundo a secretária executiva do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seides, Vânia Junqueira, como difusora das ações de Segurança Alimentar e Nutricionais a Seides tem a meta de aumentar a visibilidade da busca por alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, junto à população.

“É fundamental destacar que 70% da produção dos agricultores familiares abastecem os consumidores mundiais. Por isso, temos que dá valor a esse tipo de alimentação e buscar sempre disseminar a importância de alimentos sem agrotóxicos”, disse.

Para o representante do Movimento Sem Terra (MST) e membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), Gil Marcos Santos Carvalho, o evento desta terça sensibiliza a sociedade para a importância de uma boa alimentação.

“Uma alimentação adequada e balanceada protege o ser humano de muitas doenças. Muitos não sabem as consequências que uma má alimentação pode causar e, por isso, esses encontros são fundamentais”.

Qualidade com garantia

O programa Sesi Cozinha Brasil oferece cursos de Educação Alimentar aos interessados em aprender e aproveitar melhor os alimentos e levou produtos e panfletos educativos à população. “Estamos aqui hoje para colaborar com este movimento pela alimentação saudável, que é um grande frente do nosso trabalho”,  destacou a supervisora do programa, Juliana de Gois.

A nutricionista da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Angélica Freitas, destacou que, durante o evento, representantes do órgão alertaram a população a importância de observar os selos de inspeção dos alimentos.

“O consumidor precisa ficar de olho se os produtos de origem animal e seus derivados possuem o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Esse selo assegura que a pessoa está comprando um alimento de qualidade e que não oferece risco à saúde do consumidor.”.

A diretora do Departamento de Alimentação Escolar do Estado de Sergipe, Edineia Sobral, ressaltou que as comemorações da Semana Mundial da Alimentação fortalecem a Política Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe. “Encontros como este são de extrema relevância para assegurar que a população esteja munida de boas informações para manter uma boa alimentação no cardápio diário”. 

A programação da Semana Mundial da Alimentação em Sergipe continua até a próxima sexta-feira, dia 19.

16, 17 e 18/10 (Terça, quarta e quinta-feira)

Curso Educação Alimentar do Programa SESI Cozinha Brasil
Local: Centro Integrado da Criança – Caic no Bairro Industrial (participação das comunidades Matinha, Coqueiral, Porto Dantas e Bairro Industrial).
Horários: Manhã – das 8h às 11h / Tarde – das 14h às 17h

17/10/2012 (Quarta-feira)

Palestra: “Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo”
Local: Auditório da Didática 06 – UFS
Horário: 14h

18/10/2012 (Quinta-feira)

Feira da Agricultura Familiar
Local: SEIDES
Horário: das 7h às 13h
Atividades: Avaliação de saúde e nutricional; Oficina “PET na Horta”; Exposição do artesanato dos assentados (MST) e de produtos de Cooperativas.
 
Seminário: “Fortalecer as Cooperativas Agrícolas e Conselhos Municipais de SAN é garantir a Segurança Alimentar e Nutricional”
Local: Auditório da Defesa Civil – SEIDES
Horário: 08 às 12h
Público: Gestores municipais, agricultores, cooperativas e conselhos municipais de Segurança Alimentar e Nutricional

Programação

8h30 – Abertura Oficial: CONSEA/SE-SEIDES
9h – Palestra 1: “Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo”
10h – Apresentação de Esquete Teatral
10h15 – Palestra 02: Experiências do Cooperativismo Agrícola em Sergipe
11h – Debates
12h – Encerramento

Palestra sobre alimentação e atividade física
Local: Escola Estadual de Esportes Professor Kardec – bairro Santa Maria
Horário: 15h
Público: crianças e adolescente envolvidos nos esportes da escola Kardec

19/10 (Sexta-feira)

Feira Agroecológica
Executor: OCS Agreste de Itabaiana
Local: Pátio da Emdagro (Aracaju)
Horário: 7h às 10h30

I Encontro de Cooperativas Agrícolas de Sergipe
Foco: Avanços e dificuldades do Cooperativismo Agrícola em Sergipe
Executor: Emdagro
Horário: 8h30 às 12h30
Local: auditório da Emdagro

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.