[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Teve início na manhã desta segunda-feira, dia 15, a oficina de sonoplastia voltada para os profissionais das artes cênicas do Estado. Comandada pelo sergipano Cristiano Andrade, mais conhecido como ‘Negão Operador’, a oficina é uma realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Sebrae/SE e Senac/SE e que integra o macro projeto da Secult, ‘Sergipe em Cena’.

Essa é a primeira de uma série de oficinas voltadas para a capacitação dos profissionais das artes cênicas de Sergipe e que atende a uma reivindicação da classe artística. “Essa é uma oportunidade única para nós que estamos atuando nessa área, pois ainda temos uma carência muito grande desse tipo de formação mais prática, até mesmo na universidade”, afirmou o ator e jornalista Pedro Carregosa.

Segundo ele, o curso de sonorização oferece uma capacitação única. “Em nenhum outro lugar aqui no estado nós teríamos a oportunidade de participar de um curso desses. É muito importante que a gente entenda a operação e todo o mecanismo de sonorização que faz parte do universo do teatro”, destacou Carregosa.

Seichele Barboza também viu na oficina uma oportunidade única para aperfeiçoar seus conhecimentos sobre as artes cênicas. “Essa é mais uma oportunidade de crescer e conhecer um pouco de sonorização, uma área fundamental no teatro”, afirma. Seichele conta que a parceria da Secult e Funarte tem contribuído muito para que o teatro de Sergipe possa crescer.

A jovem conta que também fará as outras três oficinas que serão ofertadas nas próximas semanas, são elas: iluminação, cenografia e dramaturgia. O secretário adjunto da Secult, Marcelo Rangel, fez a abertura da oficina ao lado do oficineiro e destacou as parcerias que possibilitaram essa realização.

“Essas oficinas só estão acontecendo graças à Funarte e a parceria que a Secult consolidou com o Senac e Sebrae.  Essa ação também integra o ‘Sergipe em Cena’ e segue a mesma linha da capacitação que nós adotamos através do ‘Birô Cultural’”, explicou Marcelo, destacando a felicidade em poder atender a mais essa reivindicação da classe artística.

As oficinas

A oficina conduzida pelo técnico Cristiano Andrade acontece no Teatro Tobias Barreto (TTB), com visitas também ao Teatro Atheneu para que os participantes possam conhecer os equipamentos dos dois espaços cênicos da Secult. As aulas da oficina de iluminação, que ocorrem entre os dias 22 a 26 de outubro, também ocorrerão nas duas unidades e será ministrada por Sérgio Robson.

Outro curso que promete atrair muitos técnicos e artistas é o de cenografia, cujas aulas ocorrerão de 31 de outubro a 04 de novembro. Este será o único com carga horária de 40horas/aula, sendo realizado das 8h às 12h e 14h às 18h, com aulas no Sebrae e visitas aos teatros.
Fechando o ciclo de oficinas, acontecerá de 06 a 09 de novembro o curso de dramaturgia. As aulas desta oficina acontecerão das 8h às 12h, no Sebrae, e serão guiadas pelo escritor pernambucano Marcelino Freire.

Inscrições

Os agentes culturais interessados em participar das oficinas devem enviar um email para inscricao@cultura.se.gov.br, especificando o tema da oficina desejada já no assunto da mensagem. No corpo do texto, deve constar ainda um currículo resumido e uma carta de intenções.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.