Espetáculo teatral dos agentes de saúde estréia hoje
Serão encenados quatro espetáculos que abordarão temas relacionados à prevenção e o bem estar social, dentre eles, os cuidados com o mosquito da dengue, aleitamento materno, hipertensão, drogas, gravidez na adolescência, alcoolismo, violência, DST e Aids.
Continuando com a programação, na quinta-feira, dia 26, os agentes encenarão mais quatro espetáculos no mesmo local.
As peças de teatro fazem parte do projeto “A arte de Prevenir – É melhor do que remediar” patrocinado pela secretaria e que tem como objetivo fortalecer a ação preventiva no âmbito da saúde, com a utilização da linguagem do teatro.
A novidade incorporada ao projeto é o fato de que as peças são desempenhadas pelos próprios agentes de saúde, comprometidos com os temas que desenvolvem no dia a dia das comunidades em que atuam. Eles são acompanhados por coordenadores de arte e diretores de teatro experientes.
Cada peça expressa uma idéia diferente apresentada pelos agentes-atores de diversas unidades de saúde do município, trazendo como pano de fundo o questionamento de problemas da própria comunidade. É o caso da apresentação “As Aventuras de Mariquinha Malazarte”, que tem como tema a gravidez na adolescência, de autoria de Virginia Lúcia e direção de Raimundo Venâncio. Os personagens são representados pelos agentes das unidades de saúde José Machado de Souza e João Oliveira Sobral, do bairro Santos Dumont.
“Durante seis meses, pouco mais de 100 agentes comunitários foram capacitados por uma equipe dos mais renomados profissionais do teatro sergipano. Esse projeto é uma das atividades do IEC- Informação, Educação e Comunicação em saúde -, e tem por objetivo fortalecer a ação preventiva”, disse Nadja Piauitinga, coordenadora do Núcleo de Comunicação e Informação Social da SMS.
Espetáculos:
As aventuras de Orlandinho Pingucino – US Humberto Mourão (bairro São Corado);
As aventuras de Mariquinha Malazarte – US João Oliveira Sobral e José Machado de Souza (bairro Santos Dumont);
O amor proibido de Chico Tripa – US Onésimo Pinto e Lauro Dantas Hora (bairro Jardim Centenário);
A escolinha da professora Raimunda – US Onésimo Pinto e Lauro Dantas Hora (bairro Jardim Centenário);
Quem não chora não mama – US Santa Terezinha (bairro Robalo);
Reisado da Saúde – agentes do IEC
Escapamos por um triz – US Fernando Sampaio (bairro Castelo Branco);
Bloco da Paz – US Elizabeth Pita e Osvaldo Leite (bairro Santa Maria)[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]