Terra Serigy destaca a importância dos serviços do Hemose
Os serviços disponibilizados pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e a importância do gesto solidário da doação de sangue serão os temas abordados no programa Terra Serigy, da TV Sergipe, deste sábado, 15. O programa destaca a necessidade dos sergipanos contribuírem com o serviço de doação e participarem do cadastro de medula óssea.
Através de depoimentos dos doadores, de usuários dos serviços e as explicações dos profissionais do Hemose, o programa conta as histórias de pessoas que são beneficiadas com a prestação dos serviços ofertados. No ambulatório são efetuadas consultas com médicos hematologistas e a transfusão do sangue e seus componentes – plaqueta, hemácea e plasma.
Para a realização desse serviço, o ambulatório do Hemose conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos hematologistas, pediatra, odontólogo, fisioterapeutas, psicólogo, assistente social e arte terapeuta que atuam no acompanhamento das pessoas portadoras de doenças do sangue, a exemplo da anemia falciforme e hemofilia.
O Hemose também trabalha hoje a necessidade da ampliação do número de doações. Atualmente o Centro de Hemoterapia de Sergipe efetua uma média de 70 a 80 doações por dia, quando o ideal seria uma coleta diária de 100 a 120 bolsas de sangue. As doações atendem a Hemorrede Estadual composta pelo Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Maternidades Nossa Senhora de Lourdes, Santa Isabel; Hospital da Polícia Militar (HPM), Hospital Cirurgia, além dos hospitais regionais.
O cadastro de medula óssea que integra o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), do Ministério da Saúde é outro serviço de destaque. Em Sergipe, o cadastro que é efetuado no Hemose nos últimos dois anos e meio cadastrou apenas 2.190 pessoas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]