Novos Rumos e Pronatec certificam alunos em cursos de qualificação profissional
Cerca de 500 alunos integrantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, e do Programa Sergipano de Qualificação Profissional, Novos Rumos, executado pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) serão certificados nesta terça-feira, 18.
A solenidade de certificação acontecerá no Centro de Interesse Comunitário de Aracaju (CiC), no auditório Atalaia, às 9h, e contará com alunos representantes dos municípios de Aracaju, Estância e Nossa Senhora do Socorro. Na ocasião, os alunos serão certificados nas áreas de gestão eletrônica, modalidade automotiva, tecnologia da informação, hospitalidade e lazer, infraestrutura, gestão e negócio, produção cultural e design, metal mecânica, informática avançada, doces e salgados.
Durante o evento, representantes do Senac irão ministrar uma palestra sobre os benefícios do empreendedorismo individual, uma inovação no sistema tributário para que milhões de brasileiros formalizem os seus negócios.
Programas
O Novos Rumos foi lançado em agosto de 2011 pelo Governo do Estado de Sergipe, com o objetivo de resgatar a autoestima e oferecer à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) conhecimentos para que cada participante dos cursos esteja mais habilitado a buscar uma vaga no mercado de trabalho.
O programa faz parte do Sergipe Mais Justo, plano lançado pelo Governo de Sergipe, que está alinhado à estratégia federal traçada no plano Brasil Sem Miséria. O plano fortalece as políticas públicas de inclusão produtiva e geração de renda para beneficiar, prioritariamente, a população sergipana que vive em situação de extrema pobreza, afastando a miséria e levando a igualdade a todos os lares de Sergipe
Os cursos de qualificação profissional executados pelo Pronatec, do Governo Federal, são realizados através de convênio firmado com o Senac e Senai. Em Sergipe, a Seides tem a função de intermediar a articulação entre o Governo Federal e os municípios para facilitar a inserção da população nos cursos. As vagas são ofertadas a pessoas com baixa escolaridade inclusas no Cadastro Único e com prioridade para os extremamente pobres.
Cursos ofertados
Entre as qualificações oferecidas no Novos Rumos estão: cabeleireiro, manicure e pedicure, garçom, auxiliar de confeitaria, cuidador de idoso, vendedor, auxiliar de cozinha, cuidador infantil, agente de informação turística, recepcionista em meios de hospedagem, empregada doméstica, costureiro, camareira em meio de hospedagem, depilação e maquiagem.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Novos Rumos e Pronatec certificam alunos em cursos de qualificação profissional – Imagem/Divulgação