Projeto ‘Dia do Patrimônio na Escola’ estimula o reconhecimento da diversidade cultural de Laranjeiras
O município de Laranjeiras, distante 29 km de Aracaju, comemora 180 anos em 2012 e recebe o projeto ‘Dia do Patrimônio nas Escolas’ como presente. Na manhã da última quarta-feira, 12, foi realizado o lançamento do projeto para os professores, coordenadores e diretores das escolas públicas do município. O projeto é uma parceria entre Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac, vinculado à Casa Civil, Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Laranjeiras), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Votorantim Cimentos.
As escolas que serão contempladas serão a Escola Estadual João Ribeiro, Escola Municipal Prefeito José Monteiro Sobral, Escola Municipal Dom Pedro II, Escola Municipal Manoel Alcino Ferreira de Andrade e a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida. Três das escolas fazem parte dos povoados Mussuca, Pedra Branca e Camaratuba e foram escolhidas porque foi visto no projeto uma possibilidade de aproximar essas comunidades ao centro de Laranjeiras através do patrimônio cultural.
O ‘Dia do Patrimônio nas Escolas’ é dividido em três etapas. A primeira aconteceu no mês de agosto com a preparação das escolas, prospecção dos conteúdos e das atividades, contratação e treinamento da equipe de arte-educadores. A segunda fase é a execução das atividades nas escolas. Oficina de desenho, contação de histórias e causos da cidade, roda de conversa sobre a história e o patrimônio de Laranjeiras, cinema na escola, exposições virtuais são algumas das ações que os arte-educadores irão desenvolver nas escolas.
As atividades propostas estimularão o conhecimento e o reconhecimento da diversidade cultural, além de reforçar a identidade local. Já a terceira fase é a contemplação do projeto com a produção e o lançamento de um DVD e um livreto com as memórias das atividades desenvolvidas nas escolas.
Autoridades
Segundo o subsecretário do patrimônio histórico e cultural, Luiz Alberto, o projeto reafirma as ações de educação patrimonial que a Subpac vem desenvolvendo. “Entendo que é justamente a educação patrimonial um dos trabalhos mais importantes e estratégicos, pois sensibiliza não somente o jovem, mas a sociedade como um todo. Acredito que a política de patrimônio cultural atinge, com o projeto ‘Dia do Patrimônio na Escola’, algo inédito em Sergipe: unir as instituições que lidam com patrimônio cultural nas esferas federal, estadual e municipal – respectivamente IPHAN, Subpac e Secult/Laranjeiras -, além de contar com a participação da iniciativa privada, através da parceria com a Votorantim”, ressaltou o subsecretário.
A união entre as três esferas públicas e o poder privado também foi lembrada pela superintendente regional do IPHAN em Sergipe, Terezinha Oliva. “São alianças como essas que contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade. Nessa união, quem ganha é a cidade que recebera um trabalho de educação patrimonial que estimulará a a população através das mobilizações nas escolas”, afirmou Oliva.
Para o secretário municipal de cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, as ações educativas servem para ampliar as possibilidades do trabalho que já é desenvolvido pelo professores. “O ‘Dia do Patrimônio nas Escolas’ é uma oportunidade ímpar para que seja expandido o reconhecimento patrimonial. Além disso, o projeto é mais uma possibilidade de formação de mediadores para que seja amplificado e diversificado o trabalho que iremos desenvolver nas escolas”, lembrou Irineu.
Este projeto também conta com a validação do Conselho Comunitário da unidade Cimesa, da Votorantin Cimentos, que elegeu o patrimônio cultural de Laranjeiras como tema de trabalho para o ano de 2012. “Foi a partir da deliberação do conselho que é composto por lideranças comunitárias que ficamos sabendo do projeto e vimos nele uma possibilidade de reforçar e deixar vivo a cultura do município”, apontou Sabrina Oliveira, consultora de responsabilidade social da Votorantim.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Projeto ‘Dia do Patrimônio na Escola’ estimula o reconhecimento da diversidade cultural de Laranjeiras – Fotos: Noel Lino/SECC