[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Cerca de 200 profissionais da saúde e educação, representantes de 66 municípios sergipanos, estão participando do Encontro de Grupos de Trabalhos Intersetoriais Municipais do Programa Saúde nas Escolas. O evento foi aberto na manhã desta quinta-feira, 13, e está sendo realizado no auditório do Riverside Farol Hotel. A promoção é da Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase).

O encontro tem como objetivo auxiliar os municípios na articulação entre os setores da saúde e da educação para a realização de ações do Programa Saúde nas Escolas e abordar a importância do apoio do estado na intermediação dessas relações. O encontro conta com a presença da representante do Ministério da Educação, Márcia Vieira, e da representante do Ministério da Saúde, Denise Bueno.

O PSE é uma iniciativa do governo federal, articulada pelos Ministérios da Educação e Saúde. O assessor do Dase, Jason Reis, destacou que “as ações que são desenvolvidas no seio da escola, que têm um caráter educativo, fazem com que esse programa tenha hoje o respeito da sociedade e dos órgãos gestores”.

“Estamos aqui para debater as questões relacionadas à intersetorialidade e territorialidade, que são premissas do PSE nesses municípios que já aderiram ao programa. O programa tem como foco o trabalho com jovens e adolescentes estudantes, com vistas a minimizar a vulnerabilidade das DST, gravidez na adolescência, violência, alimentação saudável e saúde integral. Viemos discutir como operacionalizar isso na prática”, informou o coordenador estadual do Programa Saúde nas Escolas da Seed, Roosevelt Costa.

Relevância

Durante o encontro, a primeira palestra teve como tema Gestão Intersetorial PSE e Interface com as temáticas da Área de Saúde do Adolescente e Jovem. A representante do Ministério da Saúde, Denise Bueno, falou sobre a relevância do evento. “O PSE hoje está em 2.495 municípios do território nacional. Só aqui em Sergipe são 66 municípios. Por isso viemos aqui apresentar novamente o programa, porque há muitas mudanças de gestão municipal, de técnicos que acompanham o programa. Falar da importância da co-gestão intersetorial entre a Saúde e a Educação, e do apoio às realidades locais”, afirmou.

 “A escola é um aparelho social privilegiado para o alcance desse público no enfrentamento das vulnerabilidades sociais que os nossos jovens estão expostos”, disse a representante do Ministério da Educação, Márcia Vieira.

Quem também elogiou a iniciativa foi a técnica da Coordenação de Assistência à Saúde do Adolescente e do Jovem, Graciele Delgado. “É importante organizar e potencializar as políticas para que a gente possa cada vez mais articular os recursos e os profissionais, para atender com melhor qualidade essa população”, disse.

O secretário de Educação de Estância, Jorgivaldo Ramos de Oliveira, afirmou que as grandes necessidades que os alunos têm na escola em relação à saúde devem ser discutidas. “É fundamental que esses encontros aconteçam pela potencialidade que os técnicos têm. Quanto mais compartilhamos as experiências de cada municípios, mais nos enriquecemos”, afirmou.

“A escola é o melhor espaço para se discutir essas questões de saúde e sexualidade. Este é o momento de capacitar gestores para que seus municípios possam desenvolver ações. Essa parceria das secretarias com o MEC é fundamental para o desenvolvimento do PSE”, disse o médico Almir Santana.

Programação

Pela tarde, a partir das 13h30, haverá uma dinâmica de grupo em que serão debatidos assuntos referentes ao programa e serão mostradas as experiências exitosas de alguns municípios. Às 15h15, haverá uma plenária de ideias, e logo em seguida os gestores de Aracaju, Itabaiana e Laranjeira apresentarão algumas experiências que tiveram êxito em seus municípios.

Na sexta-feira, 14, a partir das 9h, outra dinâmica de grupo, em que serão expostas situações do cotidiano de algumas escolas. Às 11h30, trabalho em grupo, onde serão debatidas propostas de ações contemplando Educação e Saúde. Pela tarde, às 13h30, haverá mais uma plenária de grupo, encerrando o encontro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.