‘Ensino a Distância e Formação de Professores’ é tema de debate do Fórum dos Conselheiros de Educação
Conselheiros Estaduais de Educação de todo o país participaram, na manhã desta quinta-feira, 13, dos debates do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação Região Nordeste. O encontro está acontecendo no auditório do Real Classic Hotel, em Aracaju, e foi aberto na noite da última quarta-feira, 12, prosseguindo até esta quinta-feira, em Canindé do São Francisco.
A presidente do Conselho Estadual de Educação de Sergipe, Eliane Passos Santana, destacou a necessidade deste debate com todos os conselheiros. “Nesse encontro discutimos temas que carecem de um debate mais aprofundado, ou porque a legislação não contempla a realidade à luz dos problemas da educação brasileira, ou porque a gente quer despertar para a necessidade de regulamentos. Os temas escolhidos têm uma relação direta com a sociedade”, explicou.
O primeiro debate do dia foi realizado durante uma mesa-redonda, cujo tema foi Ensino à Distância nas Diferentes Modalidades da Educação Básica, com palestras proferidas pelo conselheiro da CEB/CNE, Francisco Aparecido Cordão, e pela presidente do CEE/AL, Bárbara Heliodora Costa e Silva. As discussões tiveram como coordenadora a presidente do Conselho do Piauí, Eliana Maria Mendonça Sampaio, e como relatora a conselheira de Sergipe, Jucileide Dias dos Santos Aragão.
“Esse encontro é voltado para o aprimoramento dos Conselhos e das Secretarias para garantir uma educação de qualidade para todas as crianças, jovens e adultos, porque o nosso desafio é garantir a todos os cidadãos brasileiros uma educação que possibilite a ele continuar aprendendo”, disse o palestrante, Francisco Aparecido Cordão.
Segundo a presidente do CEE/SE, Eliane Passos, esse tema é polêmico porque “hoje em dia há uma invasão de cursos que vêm de outros sistemas de ensino que tentam migrar para outros estados sem a devida autorização. Isso carece de uma ação mais eficaz por parte dos Conselhos Estaduais de Educação”.
Logo em seguida houve outra mesa-redonda com o tema Formação de Professores da Educação Profissional, com palestra ministrada pelo conselheiro da Bahia, Antônio Almérico Biondi Lima. A mesa será coordenada pela conselheira de Sergipe, Ana Lúcia Lima da Rocha Muricy Souza, e terá como relatora a conselheira de Pernambuco, Ana Coelho Vieira Selva.
Relevância
Os participantes destacaram a relevância do Fórum para elevar a qualidade da educação. “Debatemos aqui temas que afetam a todos os conselhos, e depois dessas discussões irão sair encaminhamentos, como a Carta do Nordeste, com as preocupações que serão levadas para o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação que acontecerá em outubro. É importante porque são adotados procedimentos comuns, são discutidas temáticas e os conselheiros compartilham experiências”, disse a presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), Conselheira Francisca Batista da Silva.
Já o conselheiro Estadual de Educação de Santa Catarina, Gilberto Sá, disse que “esse é um Fórum que vem discutir a qualidade da educação no Brasil. Vejo que esse é um papel importante para que qualquer norma, Lei, só tenha efeito se houver a colaboração de todos. A nossa presença aqui se deve para verificar essa preocupação com a melhoria da educação”.
Programação
Pela tarde, a partir das 14h, a mesa-redonda debaterá o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com palestra da diretora de Apoio à Gestão Educacional (SEB/MEC), professora Maria Luíza Aléssio. As discussões terão como coordenador o conselheiro de Sergipe, Antônio Ponciano Bezerra, e como relatora a conselheira do Maranhão, Maria Vitória Bouças Bahia Silva.
A última mesa-redonda do dia discutirá a temática Alfabetização e Currículo, cuja palestra será ministrada pela diretora do Departamento de Educação da Seed/SE, Maria Izabel Ladeira Silva. O debate terá como coordenadora a conselheira sergipana Tereza Cristina Cerqueira da Graça.
Canindé de São Francisco
O último dia da reunião do FNCE acontecerá no Conselho Municipal de Educação de Canindé de São Francisco. O traslado dos participantes para o município está marcado para as 6h. Às 9h30 haverá um momento cultural. Logo em seguida, às 10h, haverá palestra com o tema “O Papel dos Conselhos de Educação no Sistema Nacional de Educação”, proferida pela presidente do Conselho de Educação da Bahia, Ana Maria Silva Teixeira, e pelo presidente do Conselho de Aracaju, Valtênio Paes de Oliveira.
Às 11h30 haverá mais uma palestra, desta vez ministrada pela presidente do Conselho de Sergipe, Eliane Passos Santana. O tema abordado será “A Experiência do Conselho Estadual de Educação de Sergipe”. Às 12h haverá a reunião plenária do FNCE, durante a qual acontecerá a assinatura da Carta da região Nordeste.
- ‘Ensino a Distância e Formação de Professores’ é tema de debate do Fórum dos Conselheiros de Educação – Um dos palestrantes foi o conselheiro da CEB/CNE
- Francisco Aparecido Cordão / Fotos: Juarez Silveira/Seed