Governo do Estado e Caixa discutem a operacionalização do Pró-Investe
O papel da Caixa Econômica Federal na operacionalização do programa Pró-Investe em Sergipe motivou a reunião ocorrida na tarde desta terça, 11, entre o governador Marcelo Déda e o diretor de Saneamento da instituição financeira, Rogério Tavares. O encontro ocorreu no Palácio dos Despachos, e foi presenciado ainda pelo superintendente local da Caixa, Luciano Pimentel e pelos secretários de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão (Seplag), Oliveira Júnior; da Fazenda (Sefaz), João Andrade; do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Lúcia Falcón; além do diretor-presidente da Deso, Sérgio Ferrari.
Lançado recentemente pelo Governo Federal para alavancar o investimento público e, consequentemente, buscar manter os níveis de emprego e geração de renda nos estados brasileiros, a partir de um investimento de R$ 20 bilhões, o programa Pró-Investe deve assegurar para Sergipe recursos da ordem de R$ 560 milhões.
“A Caixa deve operar para o Governo do Estado o financiamento do Pró-Investe, que são recursos adicionais liberados a partir do BNDES, e que vão permitir ao estado gerar um programa bastante extenso de investimentos com esses recursos. Então a Caixa tem se mostrado bastante ágil na preparação dessas providências e veio relatar ao governador a forma como eles estão estruturando o acompanhamento dos projetos de investimento que vão estar financiados no Pró-Investe”, relatou Oliveira Júnior.
A reunião também foi avaliada de forma positiva pelo diretor da Caixa. “Viemos para agradecer ao governador por escolher a Caixa para fazer os financiamentos do Pró-Investe no estado de Sergipe e também operações de contrapartida do PAC e depois discutimos algumas alternativas a mais para ajudar na questão das ações de saneamento em curso por parte da Deso”, colocou Rogério Tavares.
Mais investimentos
Ainda de acordo com o secretário da Seplag, além do Pró-Investe, também foi debatida a obtenção de novos recursos que darão continuidade a obras que o Governo Federal financiou através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Essas duas operações geraram projetos de lei que já foram encaminhados à Assembleia Legislativa para que se obtenha a necessária autorização legal para dar continuidade a esses contratos”, colocou o secretário.
Na reunião, os representantes da Caixa também ratificaram a avaliação já feita pela Secretaria do Tesouro Nacional e pelo BNDES, dando conta de que a situação fiscal do Estado é considerada satisfatória para a tomada desses empréstimos.
“Nos últimos anos o Governo do Estado diminuiu o seu nível de endividamento, aumentou a capacidade de acessar recursos de crédito e isso a partir de uma política fiscal muito rigorosa que permite agora que possamos pleitear esse montante de recursos em uma operação destinada a financiar obras de extrema relevância em Sergipe”, concluiu Oliveira Júnior.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Governo do Estado e Caixa discutem a operacionalização do PróInveste – O diretor de Saneamento da Caixa
- Rogério Tavares