[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um evento tradicional que, desde o ano passado, conta com uma nova formatação a qual integra produtores da agricultura familiar com os grandes produtores agrícolas, além de abrir espaço para práticas esportivas correlacionadas, torneios leiteiros e premiação de animais. Essas são as características que já  consolidam a tradicional Exposição de Animais da Região Centro-Sul, em Lagarto, que na sua 49ª edição contou com a visita do governador Marcelo Déda, na noite desse sábado, 8.

A referida exposição ocorre em paralelo com a 10ª Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos de Sergipe (Expovec), no Parque de Exposições Paulo Nicolau, reunindo, ao todo, 600 animais de criadores oriundos de diversos municípios sergipanos e de estados vizinhos.

“Estamos no 49º ano de realização da Exposição de Animais da Região Centro-Sul, que é muito tradicional na cidade de Lagarto. Nesta edição, a exemplo do que ocorreu na anterior, estamos experimentando e consolidando um modelo novo integrando agricultura familiar com a agricultura de maior porte”, destacou o governador Marcelo Déda.

Estímulo aos Produtores

Ainda de acordo com o chefe do Executivo estadual, entre os principais objetivos está o estímulo para os produtores, agregando a agricultura familiar a este tipo de evento, democratizando o espaço e viabilizando a ampliação de negócios no mercado agrícola em Sergipe. “Estamos trabalhando um novo conceito denominado ‘ExpoSergipe’ que é replicado em diversas regiões, dinamizando as atividades, já que buscamos atrair expositores privados que ajudam a financiar o evento”, enfatizou Marcelo Déda.

A meta primordial é, segundo o governador, manter estimulado o comércio e os negócios na área da pecuária sergipana, tanto a pecuária tradicional de gado leiteiro e de corte, como também produtos que são marcas de Sergipe reconhecidas em todo o Brasil, como a ovinocultura.

“Os ovinos da raça Santa Inês produzidos em Sergipe, por exemplo, são hoje referência nacional na ovinocultura. Além disso, outras raças estão sendo trazidas e adaptadas ao nosso clima, criando para Sergipe uma referência no mercado brasileiro, especialmente na área de material genético. Por isso, essas feiras são fundamentais, já que permitem estimular os produtores, viabilizam negócios, dão visibilidade e premiam os produtores para que estes busquem sempre melhorar a sua produção”, salientou o governador.

Bons Resultados

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, José Macedo Sobral, que acompanhou o governador durante visita à exposição, a democratização do espaço contando com a participação dos agricultores familiares e a integração de novas práticas tem se revelado um grande exemplo de sucesso.

“Com essa nova modelagem, estamos vendo a expansão do comércio de animais de qualidade, com genética privilegiada, garantindo preços melhores para que o pequeno produtor possa adquirir novos animais, garantindo que o seu rebanho esteja seguro, produzindo e crescendo sempre”, pontuou o secretário.

José Sobral também destacou as oportunidades oferecidas a partir de leilões de animais de extrema qualidade genética, envolvendo criadores de todo o país que vieram adquirir os animais de origem sergipana. “Temos até criadores de outros países interessados em nossos animais. Este ano, o Brasil exportou para países asiáticos 200 animais (ovinos Santa Inês), e destes 180 eram de origem sergipana. Isto está difundindo a qualidade da nossa genética em todo o país e para o exterior”, acrescentou José Sobral.

Sustentabilidade

Máquinas e implementos agrícolas, produtos e insumos, segundo o secretário, também são expostos para estimular que os produtores estejam sempre ampliando, beneficiando e agregando valor aos seus produtos. “Se trabalhamos com animais mais produtivos, temos o mesmo desgaste do meio ambiente com uma produção maior, alimentando um maior número de pessoas e criando mais oportunidades. Isto também é uma preocupação com sustentabilidade, envolvida no novo conceito destas feiras”, concluiu o secretário.

A exposição reúne o melhor da produção familiar e de grande escala sergipana até este domingo, 9, no parque de exposições em Lagarto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.