[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Vai até o dia 2 de setembro a XXX Exposição da Arte do Fogo, aberta ao público nesta segunda-feira, 28, no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na Orla de Atalaia. A mostra acontece numa parceria com a Associação Sergipana de Pintores de Porcelana (Asep) e apresenta peças em porcelana, vidro, faiança (porcelana rústica) e tecido até domingo.

De acordo com Marta Amaral, diretora do Centro vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), a exposição é sempre um sucesso. “Todo mundo que nos visita gosta muito e, por isso, já estamos na trigésima edição. Tudo o que está exposto está à venda”, explicou.

Ao todo, 30 associadas da Asep estão expondo seus trabalhos para tornar ainda mais conhecida a arte do fogo. Todas as peças em vidro e porcelana dispostas no espaço são pintadas à mão e levadas a uma temperatura de 800° num forno próprio para o acabamento. “Por isso nós chamamos de arte do fogo”, explicou Maria Stael Carvalho da Cruz, presidente da Asep.

A presidente da Associação fala da aceitação dos turistas que visitam Aracaju. “Quando nós iniciamos a exposição aqui, tivemos uma aceitação muito grande dos turistas. Eles ficam encantados com a exposição, porque não imaginavam esse tipo de arte em Aracaju”, relatou.

Oficinas

Com 35 anos de fundada, a Associação reúne artesãs como Regina Maria Dantas Fontes Barreto, professora na arte do fogo, e Margarida Menezes Porto, a “Tia Margarida”, aluna das oficinas ministradas pela presidente da Asep. Durante a exposição, as professoras Regina Barreto e Maria Stael realizam oficinas para interessados. As aulas acontecem à tarde, das 14h às 17h.

“Assim esperamos novos contatos, porque daí surgem novas candidatas à pintura. Várias já se candidataram para fazer o curso. A gente quer mostrar o que é feito em Aracaju.”, declarou Maria Stael.

A exposição está aberta no horário de funcionamento do Centro de Arte e Cultura J. Inácio, de segunda a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos e feriados, das 15h às 21h. Mais informações pelo telefone (79) 3255-1413.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.