Precisamos de voluntários na luta contra a Aids
Artigo escrito por Almir Santana, coordenador do Programa DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde.
Dia 28 de agosto é o dia Nacional do Voluntário. Dia daqueles que dedicam, com orgulho, parte dos seus dias a causas em prol da humanidade. Dia daqueles que, mais do que ajudar, transformam vidas. Por isso, a data deve ser lembrada e comemorada!
O trabalho voluntário vem sendo cada vez mais visto como uma forma de exercer o que os profissionais realmente gostam ou mesmo de encontrar significado no que fazem. O resultado é que o trabalho voluntário é bom para todos. Para quem faz, para quem recebe e para quem observa.
Uma das áreas mais participativas do voluntariado é no apoio às crianças e adultos com câncer, onde a sociedade bastante sensibilizada vem contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
E uma área bastante carente de voluntariado é na luta contra a Aids. No início da epidemia, muitas pessoas se envolveram nas ações de prevenção e cidadania, participando de entidades não governamentais ou atuando diretamente junto às pessoas soropositivas.
Atualmente, enquanto a epidemia da Aids cresce, a participação de voluntários é pequena. Uma parte da sociedade está “banalizando” a epidemia e se acomodando. Existe o chamado “pensamento mágico”, onde as pessoas dizem que “o problema da Aids é com os outros, não me atinge”. Estamos em um momento difícil onde a epidemia aumenta nas pessoas que vivem em situação de pobreza, necessitando da participação da sociedade, através de trabalhos voluntários. Como acontece com o Câncer, o problema da Aids não é apenas dos governos estaduais e municipais. É também da sociedade.
Frequentemente, temos pacientes vivendo com HIV/Aids internados no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e que não recebem visitas por serem sozinhas ou porque alguns parentes alegam “não terem tempo para visitar”. Temos ainda várias mulheres casadas soropositivas e pobres, que já perderam os companheiros e vivem com oito filhos, na dependência das ajudas governamentais e da sociedade. Temos áreas de pobreza e de difícil acesso aonde as informações sobre a Aids ainda não chegaram suficientemente para mudanças comportamentais, apesar do grande número de ações de prevenção realizadas no estado.
Aproveitamos o Dia Nacional do Voluntariado para convidar pessoas que queiram participar do grupo de voluntários a ser criado com o nome “AMIGOS DA PREVENÇÃO E CIDADANIA”. Estaremos recrutando voluntários, profissionais das diversas atividades (saúde, educação, social, jurídico, etc.) e empresários para participar do grupo que atuará nas áreas de assistência e solidariedade às crianças e adultos que vivem com HIV/Aids e também na área de prevenção, ajudando a divulgar informações corretas sobre Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis com destaque para a Sífilis Congênita, nas comunidades e nos locais de trabalho.
Voluntários também poderão participar dedicando algumas horas de trabalho e/ou realizando doações às Casas de Apoio Bom Samaritano e Janaina Dutra, responsáveis pela assistência às pessoas que vivem em situação de pobreza. Os interessados receberão uma capacitação nas áreas escolhidas (Assistência/ Prevenção).
Faça o voluntariado fazer parte da sua rotina! Mostre que você também está participando da luta contra a Aids e contribuindo para melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV/Aids e ajudando no enfrentamento à epidemia!
Os interessados em se tornar voluntários do grupo “Amigos da Prevenção e Cidadania” devem escrever para: Gerência Estadual de DST/Aids – Travessa Baltazar de Góis, 86 – Edifício Estado de Sergipe – Aracaju/SE CEP. 49.010-460/ e-mail: jose.santana@saude.se.gov.br
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Precisamos de voluntários na luta contra a Aids – O coordenador do Programa DST/Aids