[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A campanha Nacional de Multivacinação encerra nesta sexta-feira, 24. A campanha é específica para atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos, conforme o calendário básico de vacinação.

“Ainda há tempo de levar as crianças aos postos de vacinação para que o esquema vacinal de cada uma seja atualizado. Essa é a melhor forma de proteção porque torna as crianças imunes às doenças que podem ser prevenidas”, lembrou o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.

Com essa estratégia, o Ministério da Saúde pretende reduzir o índice de atrasos do esquema vacinal das crianças. Em Sergipe, durante a campanha, foram ministradas 16.349 doses.
“Esse número é considerado razoável e mostra que no estado há boa cobertura vacinal de rotina”, explica a gerente do Programa Estadual de Imunização da SES, Sândala Teles.

Nos 350 postos de vacinação do estado estão sendo disponibilizadas vacinas contra BCG, poliomielite, hepatite B, tetravalente, tríplice viral, rotavírus, meningocócica, pneumocócica, poliomielite inativada, pentavalente e o reforço da DTP. Os responsáveis pelas crianças deverão levar, também, a caderneta de saúde da criança para que ela seja avaliada. O esquema vacinal é atualizado de acordo com a necessidade de cada uma.

Novas vacinas

Durante a campanha, duas novas vacinas estão sendo disponibilizadas nos postos de vacinação para as crianças que estão iniciando o esquema vacinal. Até o momento, 419 crianças tomaram a poliomielite inativada e 801 a pentavalente.
A poliomielite inativada substitui as duas primeiras doses da gotinha, administrada quando o bebê tem dois e quatro meses e a pentavalente substitui a tetravalente. Dessa forma, além de proteger contra a difteria, tétano, coqueluche e a meningite, causada pelo haemophilus influenzae tipo b, com apenas uma aplicação, a criança será imunizada também contra a Hepatite B.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.