Moradores de Porto da Folha e Feira Nova colaboram com doação
Um grupo de 30 moradores dos municípios de Porto da Folha e Feira Nova, localizados na região do Sertão Sergipano, contribuiu com doação de sangue, no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A mobilização, coordenada pela Associação Gloriense de Doadores de Sangue, faz parte das atividades de sensibilização do ato voluntário da doação de sangue.
Entre os candidatos à doação realizada nesta quarta-feira, 22, lavradores e donas de casa, movidos pelo gesto de solidariedade ao próximo, deixaram suas residências para ajudar doando sangue. A lavradora Maria Aparecida da Silva Santos, 48 anos, que reside no povoado Lagoa Redonda em Porto da Folha, disse que aproveitou o estímulo dos vizinhos para doar. “Sempre tive um pouco de medo, mas outras pessoas do meu povoado me chamaram. Então resolvi acompanhar. Não faz medo e nem dói”, contou.
Cristiano Lucena de Góis, 33 anos, reside na mesma comunidade. Seguindo o exemplo dos demais vizinhos, ele abraçou a causa da doação e avisou que irá contribuir com o serviço a cada três meses. “Vi o povo falando que a doação ajuda a salvar vidas, por isso estou aqui hoje. Vou retornar na próxima campanha”, confirmou o lavrador.
Segundo David Sales, diretor da Associação Gloriense de Doadores, o trabalho de divulgação da necessidade da doação de sangue seguirá para os municípios próximos à Nossa Senhora da Glória, sede da entidade. “Temos um cadastro em Glória com l50 pessoas que, pelo menos a cada dois meses, vêm até o Hemose doar. Agora estamos trabalhando para fidelizar moradores de cidades e povoado vizinhos”, reafirmou.
Primeira doação
Oriundos de comunidades localizadas nos povoados Lagoa Redonda e Bandeira, alguns membros da campanha contribuíram com o serviço de doação pela primeira vez. “Sempre quis doar, mas faltava um incentivo. Essa será a primeira doação de muitas”, informou a comerciária Michelli Santos Moreira, 23 anos, que reside no povoado Bandeira em Feira Nova.
Municípios
Atualmente, o serviço de doação de sangue executado do Hemose conta com a colaboração de doadores dos municípios de Própria, Itabaiana, Boquim, São Domingos, Lagarto, Maruim, Capela, Aquidabã, Itaporanga, Estância, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora do Socorro e Aracaju. Essa participação é realizada através da mobilização de grupos de servidores públicos ou moradores que solicitam o transporte para deslocar os candidatos à doação. A solicitação pode ser encaminhada através do Serviço Social, pelos telefones: (79)3225-8000 e 3259-3l74.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]