[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sob a interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), foi assinado na última segunda-feira, 20, um convênio entre o Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS), seu órgão vinculado, e a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para o monitoramento de manancial superficial e reservatórios do estado.

A iniciativa se dará através da execução dos serviços de coleta de amostras, análise de parâmetros de qualidade da água e avaliação dos resultados. Os recursos para a execução do convênio são da ordem de R$ 342.300,00 e serão repassados pela Semarh ao longo dos próximos dois anos.

Aproximadamente 22 mil Km² – área que corresponde ao estado de Sergipe – compreendem os trabalhos, abrangendo integralmente as bacias hidrográficas costeiras e do Rio Japaratuba, além de parcialmente, em território sergipano, as bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Sergipe, Vaza Barris, Piauí e Real. Conforme estabelecido no convênio, deverão ser coletadas e analisadas 77 amostras de água, por campanha, em rios, riachos e reservatórios sergipanos. Nas duas campanhas anuais, realizadas no verão e inverno, em compatibilidade com as medições fluviométricas, serão analisados 33 parâmetros, a exemplo do PH, condutividade, turbidez, cor, alcalinidade, etc.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes, o convênio integra o Plano Estadual de Recursos Hídricos, construído pelo Governo do Estado e que tem como objetivo traçar um diagnóstico sobre todos os rios e mananciais de Sergipe. “O projeto valoriza bem a política de transversalidade do Estado, onde os órgãos se complementam com um único objetivo em comum. O ITPS tem essa expertise e a capacidade para fazer esse levantamento”, ressaltou Genival ao destacar que a iniciativa está sendo pela primeira vez no Estado de Sergipe, com a finalidade de melhorar a outorga, ou seja, a cessão para o uso da água.

“O projeto é de suma importância para o Estado, principalmente para a gestão dos recursos hídricos, visto que o monitoramento vai gerar resultados que vão subsidiar a tomada de decisões com relação à preservação desses recursos”, afirmou o diretor-presidente do ITPS, José do Patrocínio, ao informar que os técnicos do instituto utilizarão a estrutura dos laboratórios de água e microbiologia, sob a coordenação da Diretoria Técnica do órgão. “Vamos iniciar os trabalhos ainda este mês e esperamos que esse monitoramento passe a ser contínuo daqui para a frente, a fim de possamos fazer uma gestão com base em resultados científicos”, enfatizou. 

O gestor da Sedetec, Saumíneo Nascimento, lembra que este convênio é mais uma demonstração da integração permanente dos órgãos do Governo de Sergipe, em prol do desenvolvimento do povo sergipano. “Temos tido no Secretário Genival Nunes, um grande parceiro nas demandas de cunho ambiental. Com este convênio verifica-se a aplicação da ciência e tecnologia de Sergipe na Gestão dos Recursos Hídricos e esta gestão pode ser definida como o conjunto de ações destinadas a regular o uso, o controle e a proteção dos recursos hídricos, em conformidade com a legislação e normas pertinentes”, destaca.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.