[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A evasão escolar diminuiu consideravelmente no Colégio Estadual Edésio Vieira de Melo após a aplicação de um projeto de especialização desenvolvido pelo gestor da unidade de ensino, professor Almir Pinto de Melo. O projeto de intervenção tem como tema Evasão Escolar: Desafios da Gestão Escolar no Percurso dos Jovens e Adultos do Colégio Estadual Edésio Vieira de Melo.

Segundo o professor Almir Pinto, a instituição de ensino, que está localizada no município de Santa Rosa de Lima, atende a uma demanda de 203 alunos, distribuídos entre as séries do ensino médio e as etapas da educação de jovens e adultos (EJA). O projeto foi desenvolvido com os 55 alunos da EJA e alcançou a redução de 95% da evasão escolar neste primeiro semestre. A meta agora é zerar a evasão no segundo semestre.

Projeto

Durante o projeto, que teve início no dia 2 de fevereiro deste ano, foram realizadas reuniões de sensibilização com a comunidade escolar. Com os professores, houve reuniões para a flexibilização do currículo escolar.

Já com os alunos e pais, os encontros tiveram como objetivo a conscientização, além de ouvir as dificuldades enfrentadas por eles, para que fosse elaborado um diagnóstico.

Segundo o professor Almir, as principais causas para a evasão entre os alunos da EJA é o casamento (no caso das mulheres) e o trabalho (para os homens). “Conseguimos diminuir a evasão escolar de 41% para quase 0%; e isso é de uma enorme satisfação para mim como gestor”, disse ele, explicando que atualmente ainda é feito o acompanhamento dos alunos que eventualmente faltam.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.