Oficina de fotografia percorre região do São Francisco
Por Carla Sousa, repórter da Secult
No último domingo, dia 19 de agosto, data em que se comemora o Dia Internacional da Fotografia, um grupo de apaixonados pela arte de fotografar viveu uma experiência única ao lado de um dos maiores fotógrafos da natureza do país, o sergipano José Caldas. A data marcou o encerramento da oficina ‘Fotografando a Luz do São Francisco’, uma realização da Funarte, que contou com o apoio do Projeto Sergipe in Foco e da Secretaria do Estado da Cultura (Secult), e integrou a programação do ‘Agosto Para Todos’.
A oficina contou com uma parte teórica, que ocorreu nos dias 15 e 16, e outra parte prática, no último final de semana, quando os participantes seguiram para a região do Baixo São Francisco. A ‘excursão fotográfica’ percorreu os municípios de Pacatuba, Brejo Grande e Ilha das Flores. A escolha do tema e dos locais para os alunos colocarem em prática o que aprenderam não foi por acaso, o São Francisco é uma marca do fotógrafo José Caldas e o acompanha desde o início de sua carreira.
“Eu tenho uma ligação muito forte com o São Francisco tanto pessoal quanto profissional. E para mim essa região tem algo de místico”, explicou Caldas. Durante a oficina ele compartilhou experiências vividas em mais de duas décadas de trabalho com a fotografia, deu dicas e conselhos para aqueles que estão se aventurando na arte de fotografar.
Para a fotógrafa Moema Costa, essa foi uma experiência maravilhosa. “Ele conhece muito do assunto e é uma pessoa muito acessível. A experiência dele e toda essa troca que ocorreu durante a oficina vão agregar muito ao meu trabalho”, destacou. “Além dele ser um dos melhores nesse área, o fato de trabalhar essa parte prática com um grupo pequeno também ajudou muito na nossa integração”, acrescentou a jovem que iniciou a carreira fotográfica em 2007 e tem verdadeira paixão pela fotografia.
O estudante de jornalismo, André Teixeira, também aproveitou ao máximo os dias que passou ao lado do José Caldas. “Essa oficina foi perfeita para mim. Ele sempre esteve muito aberto para tirar nossas dúvidas e ele não esconde a informação. È um verdadeiro livro aberto”, afirmou. A mesma opinião é compartilhada pelo designer Josué Ferreira. “Ele tem muita segurança no que faz e a experiência dele com a fotografia é indiscutível”, ressaltou.
Para José Caldas a experiência também foi única, pois os alunos demonstraram bastante interesse pela fotografia da natureza, uma área que domina e que já lhe rendeu 20 publicações, nove delas em parceria com outros grandes fotógrafos brasileiros.
Segundo Sayonara Viana, que organizou a oficina através do Projeto Sergipe In Foco, o objetivo é que as fotografias produzidas pelos participantes possam ser aproveitadas futuramente. “A ideia é que no próximo ano possamos organizar uma exposição e um catálogo com as melhores fotografias geradas a partir dessa oficina”, destacou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Oficina de fotografia percorre região do São Francisco – Fotos: Carla Sousa/Secult