Agricultores assistidos pela Cohidro participam de aula prática
Os agricultores do perímetro Piauí, em Lagarto, participaram na última quarta-feira, 15, da aula prática sobre plantio agroecológico. Esta é a segunda etapa da capacitação sobre agroecologia, que faz parte do projeto PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. A primeira etapa consiste em preparar o homem do campo para a realização da técnica, através de palestras. Os agricultores dos municípios de Malhador e Tobias Barreto, que também fazem parte do projeto, já foram capacitados nas duas etapas.
Esses cursos fazem parte da Planilha de Capacitação Gerencial do Sebrae, parceiro nesse convênio. A capacitação conta com cinco cursos. São eles: Noções Básicas de Produção Agroecológica; Aprender a Empreender; Despertando e Praticando o Associativismo; Atendimento ao Cliente e Negócio Certo Rural. É compromisso de cada beneficiário do projeto PAIS participar dessas capacitações.
Com o objetivo de aprender como fertilizar os solos em agricultura orgânica, dez agricultores familiares, participaram da aula prática sobre Compostagem Orgânica. Para isso foi montado uma pilha de composto com a participação de todos os presentes, que não mediram esforços em levar os materiais para elaboração do insumo orgânico (esterco, restos de cultura entre outros).
Aprendendo a elaborar seu próprio adubo orgânico, o agricultor vai gradativamente deixando de comprar insumos, pois em sua área agrícola ele retira todos os materiais que precisa, aprendendo realmente o que é ser sustentável em agricultura. De acordo com o consultor do Sebrae, Clélio Vilanova, esta forma de fertilização irá fortalecer o solo, permitindo que o agricultor consiga ter sucesso no processo produtivo de seus cultivos. “Essa forma de fertilização com composto orgânico, deixará o solo bem nutrido, gerando, assim, equilíbrio no sistema. Portanto, o agricultor só tem a ganhar utilizando essa técnica”, explicou Vilanova.
Beneficiada com o kit, que é composto por uma caixa d’água de 5000 litros, material de irrigação, bomba, carrinho de mão, sementes e insumos orgânicos, 10 galinhas e 1 galo, dentre outros materiais, a agricultora Joselita Maria da Silva, disse estar satisfeita com o resultado do projeto. Nesta segunda etapa, ela aprendeu que os resíduos orgânicos de sua propriedade, que antes eram descartados, agora serão reaproveitados para fabricar sua pilha de compostagem. “Esta aula foi muito importante, pois agora saberemos dar valor ao que antes jogávamos fora”, declarou.
Para o técnico agrícola da Cohidro, José Américo, a assistência técnica prestada pela Cohidro é de suma importância para o agricultor, que a cada dia acredita mais no sucesso do projeto. “Nós, que acompanhamos tecnicamente o PAIS aqui em Lagarto, ficamos felizes quando vemos o resultado positivo dessas ações”, comemora.
A técnica
O processo de compostagem se dá a partir do aproveitamento de resíduo orgânico a propriedade para fabricar o humus na pilha de composto. Toda cobertura morta já foi verde, cresceu no local ou foi trazida de outro local.
A compostagem é um excelente estruturador do solo, favorecendo um rápido enraizamento das plantas cultivadas; Aumento da capacidade de infiltração de água, reduzindo a erosão; Grande ativador da vida do solo que, aumentando o teor de matéria orgânica, aumenta também a capacidade de retenção de água no solo; Aumenta a saúde e a resistência das plantas que são enfraquecidas pelo uso dos adubos minerais. A matéria-prima usada na compostagem é formada por todos os restos vegetais e animais que podem ser aproveitados.
Todo material orgânico é fonte de energia e de nutrientes para os organismos decompositores que estão no solo. A montagem da pilha de composto é feita através da mistura ideal de restos de vegetais e estercos, adicionando-se urina de vaca e algum pó de rocha; Após duas ou três semanas, a pilha deve ser revirada repetindo essa operação a cada duas semanas; Cobrir a pilha para evitar o sol e a chuva; Quando todo material estiver decomposto, ou seja, apresentar uma cor escura, aplicar ao solo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Agricultores assistidos pela Cohidro participam de aula prática – O consultor do Sebrae
- Clélio Vilanova