Saúde apóia implantação de ouvidoria no interior
A descentralização do sistema de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe é uma das ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio de apoio às secretarias municipais da Saúde. Na manhã desta sexta-feira, 17, representantes da Secretaria de Saúde de Tobias Barreto estiveram na Ouvidoria Estadual da Saúde para mais uma reunião.
“A Ouvidoria da Saúde é uma ferramenta que auxilia o gestor nas mais variadas demandas dos usuários do SUS. Através dela, recebemos elogios, sugestões e críticas e isso possibilita melhorarmos, cada vez mais, a Saúde em nosso estado”, explica Silvio Santos, secretário estadual da Saúde.
Na última semana, técnicos da ouvidoria da SES foram até Tobias Barreto verificar o local onde será instalada a ouvidoria e fazer uma capacitação com os técnicos que atuarão no setor. “Verificamos que o local onde a ouvidoria será instalada é estratégico. Passamos para os servidores todo o conceito de ouvidoria, escuta qualificada, atendimento humanizado e as competências da ouvidoria como instrumento de gestão”, explica Taciana Munareto, ouvidora da SES.
De acordo com a ouvidora do município, Mara Gicélia de Oliveira Santos, o interesse do município em implantar a ouvidoria é grande. “A gente está começando do zero. Estamos entusiasmados e com vontade de vivenciar essa interessante experiência. Quando a gente vem interagir com os técnicos da SES não voltamos com dúvidas para casa”, declarou.
Depois que a ouvidoria começar a funcionar em Tobias Barreto, será encaminhado um plano de ação para o Ministério da Saúde para que ela opere de maneira informatizada e integrada com o OuvidorSUS, sistema via web que possibilita aos gestores visualizar informações com mais agilidade.
Os municípios de Lagarto e Nossa Senhora do Socorro já possuem ouvidoria do SUS instaladas em seus territórios e Carmópolis está em fase de implantação.
Novos Contatos
A Ouvidoria da Saúde está localizada na Rua Geru, s/n – Edifício Estado de Sergipe – 9º andar. Os contatos podem ser feitos através do telefone 0800-286-3000, formulário web, e-mail: ouvidoria@saude.se.gov.br, atendimento presencial ou correspondência.
- Saúde apóia implantação de ouvidoria no interior – Fotos: Fabiana Costa/SES