Grupo de Teatro da Escola Estadual Graccho Cardoso é premiado pelo MINC
Os alunos da Escola Estadual Graccho Cardoso, em Propriá, estão eufóricos com as recentes conquistas do grupo de teatro Os Encantados de Propriá – Cultura e Meio Ambiente no Baixo São Francisco. Neste mês de agosto, o grupo de teatro do colégio foi premiado no Edital de Microprojetos do Rio São Francisco, do Ministério da Cultura (Minc) /Funarte.
O projeto premiado pelo Minc é de autoria do professor Luís Carlos Gomes. O grupo foi contemplado com R$ 15.000,00 pelo projeto Teatro de Rua, Identidade Ribeirinha e Meio Ambiente. O prêmio será usado para realização de oficinas de teatro e meio ambiente para 20 alunos e aparelhamento do grupo.
Para Mara Villar, técnica da DRE 6, a premiação é muito importante para a educação, principalmente para incentivar outros professores e alunos. “O grupo de teatro Os Encantados nasceu nas entranhas da escola pública e nela vive. Encontramo-nos primeiro na rua Campo do Padre e depois na Escola Estadual Graccho Cardoso. De lá, decidimos brincar de teatro. Luís fez um belo trabalho com alunos da E.E. Graccho Cardoso; agora a ideia é estender o trabalho para todos os alunos da rede pública”, explicou a técnica.
Encantados
A primeira apresentação do grupo ocorreu no Encontro Cultural de Propriá, através da peça “O choro da índia Iati”, que destacou as peculiaridades do Baixo São Francisco, lendas, folclore, cantos e encantos, como também alertou as pessoas para a questão da preservação do meio ambiente, sobretudo do rio São Francisco. Atualmente, o grupo conta com quatro integrantes, e a direção artística está a cargo do professor Luís Carlos Gomes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]