[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Espaçadas, contínuas e com volume mínimo de cinco milímetros e máximo de 15, assim será o comportamento das chuvas para o Estado de Sergipe. Iniciadas nesta terça, 14, as chuvas voltaram a cair nas oito regiões do território sergipano e a perspectiva, de acordo com leitura de dados de satélite emitidos para a Sala de Situação Hidrometereológica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), é que continuem até a próxima terça-feira, dia 21 de agosto.

Segundo o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, duas característica da estação atual que vêm ocorrendo junto à formação de chuvas são as rajadas de vento e a baixa temperatura.

“Continua frio em algumas regiões do Estado. No povoado Palmares, em Riachão do Dantas, por exemplo, situado na região Sul do Estado, a temperatura chegou a marcar menos de 15 graus. Com temperatura amena, as cidades do sertão como Nossa Senhora da Glória, Carira e Monte Alegre chegaram a variar entre 17 e 19 graus”, declara Overland.

Benefícios

Quanto ao volume de precipitação, revela que no Sertão sergipano choveu desde terça-feira o acumulado de 10 milímetros. O índice, segundo Overland, é bastante significativo por representar mais de 10% do esperado.

“No período de 15 dias atrás registramos um acumulado de 25mm na região do Sertão. Com a perspectiva de chuvas até a próxima terça-feira, aguardamos um acumulado de 35mm. Os 10 milímetros que caíram desde ontem, com a retomada das chuvas, são essenciais para as culturas. Há frutos brotando. Alguns plantios de milho estão criando espigas”, destaca.

Previsão

Para essa quinta-feira, 06, a perspectiva é de chuva sobre todo o Estado. O índice esperado é de 05 a 15 milímetros. “As chuvas partem das regiões Sul e Centro Sul, se deslocando para o Sertão”, revela.

Na sexta-feira e no sábado, dias 17 e 18, deverá chover em menor proporção. As chuvas tendem a ser isoladas, com índice pluviométrico de no máximo 05 mm.

Overland Amaral revelou ainda que a partir do domingo, com extensão até a terça-feira, dia 21, as chuvas deverão se intensificar, chovendo em todo o Estado mais uma vez. O índice esperado é de 05 a 10 milímetros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.