Servidores da Inclusão participam de campanha para doar sangue no Hemose
Os servidores da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) estão realizando doações de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A ação acontece durante toda a semana e faz parte da campanha “Dia D”, que mobiliza os servidores estaduais para as doações.
Na manhã desta terça, 14, a técnica do Departamento de Planejamento e Orçamento da Seides, Sibelle Gomes, que já é doadora voluntária do Hemose, foi fazer mais uma doação. “Venho doar sangue com regularidade e não poderia perder essa oportunidade de ajudar o próximo mais uma vez”, afirmou.
Antes da coleta de sangue os potenciais doadores, mesmo aqueles já cadastrados, fazem um rápido teste de coagulação sanguínea e anemia, além de medir a pressão arterial. Se aprovado nesta etapa, o próximo passo é passar por uma triagem (seleção) através de uma entrevista com profissional de saúde.
Pessoas que tiveram hepatite nos últimos anos, que pesam menos de 50 kg ou são usuárias de drogas, por exemplo, não devem doar. Ao passar pela etapa da entrevista, o doador está apto a ir à sala de coleta, onde deposita numa urna uma ficha autodeclaratória de que se sente seguro para fazer a doação.
“Tinha a impressão de que era um processo dolorido e demorado, mas doei hoje pela primeira vez e vi que não é nada disso. Não senti praticamente nada e ainda estou colaborando para ajudar a salvar a vida de alguém”, disse o assessor de Comunicação da Seides, Rodrigo Rocha, que teve seus 450ml de sangue coletados em menos de 7 minutos. Todo o processo de coleta não ultrapassou 15 minutos.
Os técnicos do Departamento de Renda e Cidadania (DRC) da Seides, José Aguinaldo dos Santos e Robson Cerqueira, também integraram o grupo da Seides que foi ao Hemose doar sangue nesta terça.
Saiba mais sobre os critérios de doação, conheça os direitos do doador e agende sua doação. www.ses.se.gov.br/index.php?act=leituraFixa&codigo=1100
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Servidores da Inclusão participam de campanha para doar sangue no Hemose – Fotos: Ascom/Seides