[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, realizou nesta segunda-feira, 13, uma visita a dois Espaços de Cultura e Convivência Social (Eccos) mantidos pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), nos bairros João Alves e Japãozinho. A visita foi acompanhada por representantes dos Departamentos Administrativo e de Renda e Cidadania da Seides.

Na oportunidade, a secretária conversou com 40 alunos dos cursos de cabeleireiro, manicure e pedicure, que estão sendo ofertados nos espaços através do Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos. Os quatro Eccos mantidos pela Secretaria oferecem 21 turmas de cursos em diferentes modalidades.

“É preciso deixar claro que as pessoas que estão sendo beneficiadas com esses cursos não estão recebendo nenhum favor, ao contrário, o Governo de Sergipe reverte os impostos recebidos em qualificação profissional para a comunidade”, frisou a secretária.

De acordo com ela, através de pesquisas de mercado a Seides identificou que os ramos de cabeleireiro e manicure por exemplo, apresentam demanda na capital. “De posse desta informação, fizemos questão de ofertar esses cursos. O estado precisa de mão-de-obra qualificada e, por isso, é tão importante a participação da comunidade em qualificações como estas”, acrescentou Eliane Aquino.

Carteira de Trabalho

A secretária destacou ainda que, em parceria com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), a Seides pretende agilizar a emissão da primeira carteira de trabalho das alunas que ainda não possuem. “No dia da entrega dos certificados de conclusão dos cursos, também realizaremos a entrega das carteiras de trabalho”, explicou.

Primeira oportunidade

Para a aluna do curso de manicure, Rosemeire dos Santos, de 36 anos, é grande a satisfação de participar dfas aulas. “Esse será o primeiro curso que farei, o próximo será de cabeleireira, pois penso em ter meu próprio negócio”.

Lindinalva dos Santos, de 54 anos, iniciou nesta segunda o curso de cabeleireira. “Sempre tive vontade de fazer esse curso, mas nunca tive dinheiro. Essa é uma grande oportunidade. Sou muito grata”.

Novos Rumos

Lançado em agosto de 2011, o ‘Novos Rumos’ resgata a autoestima e oferece à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) conhecimentos para que cada participante dos cursos esteja mais habilitado a buscar uma vaga no mercado de trabalho.

Em 2012 o Novos Rumos iniciou turmas de cursos para 1.760 alunos distribuídos em duas áreas: construção civil e tecnologia da informação, além das capacitações para 2.060 nos setores de comércio e prestação de serviços. O programa Novos Rumos vai qualificar até agora 3.820 pessoas no segundo semestre.

Realizados com a contratação do Senac e Senai e a parceria de mais 30 instituições associadas, os cursos são ofertados prioritariamente à população extremamente pobre ou pobre, de acordo com o Censo IBGE 2010, que possuem rendas per capita de até R$ 70 e 140, respectivamente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.