[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na tarde da última quinta-feira, 09, o grupo de orientação aos idosos cardíacos e hipertensos, vinculado ao Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), participaram de uma palestra sobre sexualidade na terceira idade, ministrada pela gerência de DST/Aids, da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O grupo faz parte do Projeto Cidadania na Promoção da Saúde e participa de reuniões mensais no auditório da unidade.

Atualmente, Sergipe tem registrados 3.000 casos de Aids. Desse total, 70 são em idosos. Esse dado preocupa e levanta a necessidade de promover ações de prevenção para o público. “O diagnóstico da Aids nos idosos é considerado tardio. Isso acontece porque muitos profissionais de saúde não solicitam o exame por não abordar a sexualidade deles”, explicou o gerente estadual do Programa de DST/Aids, Almir Santana.

Além da palestra, a ação envolveu uma dinâmica de sexo seguro, onde os idosos aprenderam a usar o preservativo masculino, o feminino e o gel lubrificante. “Estou gostando dessa reunião porque ela está explicando tudo direitinho. Há informações que eu já sabia, mas foi bom saber sobre o preservativo feminino, que eu não conhecia. Agora, vou falar sobre ele com minhas filhas”, afirmou a aposentada Maria José de Oliveira, de 77 anos.

Para a assistente social, Ana Angélica Oliveira, discussões como essa são importantes para promover mudanças positivas nos hábitos dessas pessoas. “O tema de hoje foi bastante esperado pelo grupo. Todos queriam participar dessa palestra”, garantiu a  assistente social.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.