[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio da Gerência Estadual de DST/Aids, realizou, na última quarta-feira, 08, medidas de prevenção para populações específicas em três ações distintas.

Durante a manhã, o gerente estadual de DST/Aids, Almir Santana, palestrou sobre a saúde do homem em uma ação promovida pelo Ipessaúde, que comemorou o Dia Nacional da Saúde e o Dia dos Pais. A palestra enfatizou a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e  Aids, o câncer de pênis e o câncer de próstata.

“O tema Saúde do Homem é importante porque muitos homens não utilizam os serviços de saúde como deveriam. Quando procuram, o quadro, na maioria dos casos, está irreversível”, destacou o gerente.

Ainda durante a manhã, aconteceu uma palestra sobre a Sífilis e a Aids dirigida aos usuários do CAPS do Parque dos Faróis, localizado em Nossa Senhora do Socorro. O público, formado principalmente por pessoas da terceira idade, pode esclarecer as dúvidas sobre sexualidade e formas de transmissão do HIV.

“Pedimos que eles nos ajudassem a divulgar, na comunidade local, a importância da realização do pré-natal por parte da gestante e do parceiro. Os participantes também foram orientados sobre a importância do uso da camisinha feminina e do gel lubrificante nas relações sexuais na terceira idade”, disse Almir Santana.

Saúde, Prevenção e Cidadania

No período da tarde, a Associação Sergipana de Transgênero (Astra), realizou um seminário sobre Saúde, Prevenção e Cidadania no Centro de Referência de Prevenção e Combate à Homofobia. Durante a ação, foi promovido um debate sobre a vulnerabilidade dos homens que fazem sexo com homens e sobre as situações de risco que envolvem travestis.

“De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a prevalência do HIV na população homossexual é 16 vezes maior que a prevalência na população geral. Por isso, mostramos a importância das travestis realizarem a vacinação contra a Hepatite B e procurarem os serviços de saúde para a realização do teste rápido para o diagnóstico precoce do HIV”, finalizou o gerente estadual de DST/Aids.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.