Enfermeiros e técnicos se reúnem para discutir novas vacinas
Dando continuidade à estratégia da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Nossa Senhora da Glória reuniu, na manhã desta quarta-feira,8, técnicos e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município para apresentar as novas vacinas que serão disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e para falar sobre a Campanha Nacional de Multivacinação Infantil.
“No último dia 30, a SES reuniu representantes municipais na capital para nos fazer essa apresentação. Como esperado, estamos repassando as informações para que nossos profissionais se mantenham atualizados e possam manter o esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde”, disse o coordenador da vigilância epidemiológica do município, Francisco Souza.
As duas novas vacinas que entram no calendário de rotina são: a pentavalente e poliomielite inativada. A vacina pentavalente substitui a tetravalente. Dessa forma, além de proteger contra a difteria, tétano, coqueluche e a meningite causada pelo haemophilus influenzae tipo b, imuniza também contra a Hepatite B. Já a poliomielite inativada substituirá as duas primeiras doses da gotinha. “Essas novas vacinas só serão aplicadas nas crianças que vão iniciar o calendário de vacinação. Aquelas que já iniciaram com as gotinhas, vão concluir”, finalizou o coordenador.
Para a enfermeira da Clínica de Saúde da Família (CSF) Maria Conceição Silva, Ana Carolina de Carvalho, esse momento é importante. “O profissional precisa estar atualizado para repassar a informação correta quando a população tiver dúvidas e para se adequar aos novos procedimentos e garantir a eles o que lhes é de direito”, garantiu.
Campanha Nacional de Multivacinação
Entre os dias 18 e 24 de agosto, a SES iniciará a Campanha Nacional de Multivacinação. Com o tema “Leve seu Super-Herói ao Posto de Vacinação para Atualização da Caderneta”, a campanha pretende atualizar, de acordo com o calendário básico de vacinação, a caderneta das crianças menores de cinco anos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]