[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) alerta para a redução do número de doações neste inicio do mês de agosto com uma média na coleta de 66 bolsas por dia. Neste momento o serviço precisa do sangue A, B e AB Positivo e todos os fatores Rh Negativo. A colaboração de toda a população ao serviço de doação é essencial para a manutenção do atendimento aos pacientes da rede hospitalar.
 
De acordo com o Serviço Social, para este mês foram agendadas nove campanhas de grupos de doadores, que procuram o Hemose para formalizar a parceria. Cada campanha mobiliza uma média de 20 pessoas candidatas a doação. Entretanto, o número ainda é baixo para a necessidade diária do serviço transfusional. “Apesar de estarmos iniciando o mês é preocupante o movimento de doações. Em julho a média de bolsas coletadas foi de 70 a 80 e em agosto já verificamos que a redução está se acentuando”, ressalta a gerente da coleta, Florita Aquino.
 
Florita Aquino adverte que, a redução nas doações poderá comprometer o atendimento de toda a Hemorrede estadual, composta pelos principais hospitais públicos. “É preciso que a população retorne ao serviço para contribuir, pois as pessoas que estão internadas nos hospitais para realizar cirurgias ou que sofreram algum acidente ou trauma precisam do sangue para sobreviver”, avisa.
 
O sangue coletado no Hemocentro de Sergipe atende o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), responsável pelo consumo de 65% do sangue produzido, em seguida as Maternidades Nossa Senhora de Lourdes, Santa Isabel, além do Hospital da Polícia Militar (HPM) e Cirurgia, entre outros.
 
Etapas

O processo de doação engloba as seguintes etapas: cadastro de informações sobre o doador, como endereço, telefone, etc. Na pré-triagem é feita a verificação da pressão arterial, do pulso, da temperatura corporal, do peso, da altura do doador e realização teste para verificar se o candidato a doação tem ou não anemia.
 
A triagem clínica é a etapa em que o doador responde algumas perguntas sobre sua saúde atual e sobre os seus hábitos de vida. Essa entrevista tem como objetivo verificar se a doação poderá trazer algum prejuízo para o doador ou para quem irá receber o sangue como tratamento. A coleta da bolsa de 450 ml de sangue e mais uns 25 mm para fazer exames, encerra o processo da doação. Após a coleta o doador é orientado a efetuar um lanche.
 
Doações

 
Para mais informações sobre o agendamento de doações e parcerias que possam contribuir com o serviço, basta ligar para os telefones (79)3225-8000 e 3259-3l74.
 
A coleta do Hemose funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às l7h e aos sábados de 8h às l2h.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.