Projeto Amigos do Samu é apresentado para professores
Dando continuidade ao projeto Amigos do Samu, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) voltou ao Colégio Pequeno Mundo (CPM) para apresentar o serviço aos professores e a importância de se reduzir trotes.
O objetivo do projeto Amigos do Samu é orientar a população infantil e os professores para usar adequadamente o Samu 192 Sergipe, fazer com que a comunidade vire parceira do serviço e mostrar o papel dela na otimização dos atendimentos.
De acordo com o coordenador do NEP, Ronei Melo, o projeto é um formador de cidadãos com consciência da importância de não passar trotes para o serviço.
“Queremos ampliar o foco do NEP e voltá-lo também para a sociedade. Ensinamos os profissionais a fazer a assistência, mas queremos fazer trabalhos de conscientização, ensinar a comunidade a usar o serviço e, até mesmo, evitar acidentes”, disse o coordenador.
Para a enfermeira do NEP, Karla Barbosa Ferreira de Moura, o projeto é pioneiro em Sergipe e precisa passar informações essenciais para as pessoas. “O Samu é um serviço médico que recebe em torno de 17 mil ligações por mês. E, por ser um serviço médico, ele estratifica risco e nem sempre há necessidade de envio de uma viatura. Informações de como e quando acionar o serviço, quando e em que situação uma viatura vai ser deslocada e o porquê da demora em determinadas situações, e em outras não, precisam ser informadas à população”, afirmou.
Jamile Alves de Lima leciona artes e religião no CPM para crianças do sexto ao nono ano e vê uma boa oportunidade de fazer um trabalho com os alunos. “Nós podemos desenvolver um trabalho para mostrar a importância do serviço para as crianças e para valorizar os profissionais que lá trabalham. Eu aposto no serviço público e acho que podemos melhorá-lo”, disse a professora.
“Nosso projeto pedagógico, Semeando Valores, tem tudo a ver com o projeto Amigos do Samu. Creio que será plantada uma semente em nossas crianças e adolescentes”, disse Cláudia Ferreira Fontes, coordenadora pedagógica da escola.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Projeto Amigos do Samu é apresentado para professores – Fotos: Ascom / SES