Novo centro de saúde no bairro Jardim Centenário vai beneficiar 30 mil pessoas
A unidade foi construída pela Prefeitura de Aracaju, através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – e da Emurb – Empresa Municipal de Obras e Urbanização – e ainda não foi inaugurada oficialmente. De acordo com Norberto Nunes, coordenador de logística da SMS, a secretaria está estudando uma data para que a abertura oficial do posto seja feita ainda este mês.
As seis equipes de saúde da família disponibilizadas para o novo posto são compostas por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e cinco ou seis agentes comunitários de saúde cada. Além destes profissionais, duas assistentes sociais e três dentistas integram o quadro de funcionários.
Para a dona de casa Maria Célia dos Santos, 54 anos e mãe de quatro filhos, o posto representa uma enorme melhoria para a comunidade. “Nós ficamos muito tranqüilos porque podemos encontrar um atendimento de qualidade bem perto de casa. Todo mundo aqui trata a gente muito bem”, disse satisfeita.
A estrutura do prédio oferece 12 consultórios. Os setores de serviço social, administração, imunização, nebulização, coleta de material para exames e expurgo têm uma sala cada. Além destes cômodos, o posto tem ainda um mini auditório, uma cozinha, uma copa e dois banheiros para deficientes físicos.
Agência de Consultas e Exames
Um dos serviços mais importantes da SMS em seus postos de saúde é desenvolvido pela Acone – Agência de Consultas e Exames. A diretora do centro Dr. Onésimo Pinto, Helga Müller Menguel, informou que assim que o paciente é examinado pelo médico generalista da unidade de saúde é verificada a necessidade de um tratamento mais específico. “Se for necessário, o paciente é encaminhado ao médico especialista”, disse. O clínico geral determina o grau de prioridade da consulta com o especialista, que pode variar entre 48 horas e uma ou duas semanas. “A gente marca a consulta previamente e o agente de saúde vai até a casa da pessoa com o formulário dizendo o que foi diagnosticado, o local e a data da consulta”, acrescentou Helga.
Após a segunda consulta o paciente retorna à unidade de saúde com o parecer do médico especialista, que será arquivado em sua ficha.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Novo centro de saúde no bairro Jardim Centenário vai beneficiar 30 mil pessoas – Fotos: Wellington Barreto Agência Aracaju de Notícias