[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Parcerias entre sociedade acadêmica e governo sempre se mostraram positivas para ambas as partes e, como consequência, para a população em geral. Para conseguir esse resultado na produção e disseminação de relatórios analíticos com base em indicadores socioeconômicos apontados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) firmou um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Sergipe (UFS).
 
Segundo Oliveira Júnior, secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, o objetivo dessa parceria é fortalecer estudos e pesquisas para aplicação de políticas públicas condizentes com a realidade do Estado. “A produção desses estudos busca contribuir para que o Observatório de Sergipe crie uma rotina de trabalho a partir da produção de relatórios periódicos que tratarão de temas diversos e extremamente importantes para o desenvolvimento social e econômico do Estado. O trabalho também ampliará a base de dados e de conhecimento da Superintendência de Estudos e Pesquisas que poderá subsidiar de maneira mais objetiva o planejamento e a gestão das politicas publicas”, explica o secretário.
 
A ideia de buscar a ampliação da parceria entre o Observatório de Sergipe e o Departamento de Estatística e Ciências Atuariais da UFS é uma forma de dar continuidade a um processo de capacitação continuada que já vem acontecendo no âmbito do Governo Estadual. Ela começou a partir do treinamento proporcionado pela Escola de Governo, situada na sede da Seplag, e ministrado pelo professor doutor Kleber Fernandez, especialista em métodos quantitativos, em levantamento e tratamento de micro dados, a partir do software estatístico SPSS.
 
Capacitação contínua

De acordo com a Superintendente de Estudos e Pesquisa, Flavia Moreira, a celebração dessa cooperação ajudará a oferecer informações de qualidade para que a Administração Pública Estadual possa ter no Observatório de Sergipe uma referência na área de estudos e pesquisas. “O curso de micro dados proporcionado à equipe técnica do Observatório serviu como preparação para realização desse trabalho e foi um avanço incalculável que nossa estrutura obteve”, aponta a superintendente.
 
E os benefícios dessa parceria não se resumem apenas a contribuir para a atualização dos técnicos envolvidos. Ela deverá, como consequência, promover a integração entre a universidade e os órgãos de planejamento de todo o Governo de Sergipe. Isso porque as atividades preveem a publicação mensal de textos técnicos sobre temas específicos que fornecerão importantes insumos para reflexão.
 
“O termo de cooperação técnica formaliza um conjunto de atividades de produção e disseminação de indicadores sociais para Sergipe e seus municípios. Na verdade, a Seplag é uma importante parceira do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais (DECAT/UFS), dando oportunidade de estágio para nossos alunos e contribuindo para solidificar sua formação. Em contrapartida, os professores do Núcleo de Estudos Demográficos e Indicadores Sociais (NEDIS/DECAT) irão auxiliar o Governo de Sergipe, através da Seplag, na produção, disseminação e análise de indicadores sociais”, finaliza o professor Kleber Fernandez. 

Trata-se de mais um passo que o Observatório de Sergipe dá no caminho em direção de ampliar a capacidade estatística do Governo do Estado, reafirmando-se como ferramenta fundamental para consecução da grande meta mobilizada dessa gestão: erradicar a extrema pobreza em Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.