[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O jovem Luan dos Santos, 12 anos, chega cedinho no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) para dar início ao seu tratamento contra uma anemia falciforme – doença hereditária que causa a malformação das hemácias. Sabendo da gravidade da doença, ele leva uma vida normal e procura ocupar parte do seu tempo na Oncologia em um espaço que ele acha especial: a brinquedoteca.

O ambiente é o local preferido da maioria das crianças internadas na unidade ou em tratamento e com o Luan não é diferente. Em frente ao vídeo game, o garoto se diverte e esquece um pouco o doloroso tratamento. “Quando chego aqui, corro para uma dessas mesas de jogos e games e não tenho hora para sair. Essa sala é muito alegre, tem brinquedos de todo tipo”, explicou.

Bolas, carrinhos, bonecas, games, jogos, bicicleta, triciclo entre outros objetos compõem o cenário da diversão. A maioria dos brinquedos foi doada por colaboradores voluntários que participam das atividades da unidade. Há dois anos trabalhando na unidade, a recepcionista e recreadora Elaine Santos explica como funciona o dia a dia do local. “Antes das consultas, as mães deixam as crianças aqui para desestressarem um pouco. A brinquedoteca é o espaço de lazer preferido da meninada”, afirmou.

Parceria

Em parceria com a sociedade, o espaço é cada vez mais dinamizado para atender a garotada, como informa a coordenadora da Oncologia, Rute Andrade. “Enquanto eles aguardam para fazer os procedimentos dolorosos e o transporte para o interior, a meninada tem essa diversão garantida. Um cantinho gostoso, aconchegante e muito visitado por todos”, disse.

Há dois anos em tratamento contra um linfoma, o pequeno Elenilton Chaves, 7 anos, não gosta de ser atrapalhado quando esta concentrado nos jogos do computador. “Às vezes não saiu nem para lanchar. Gosto muito de ficar aqui brincando e disputando com os meus amigos”, concluiu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.