[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Objetivando retomar as atividades do Projeto Cultivando Saberes no Estado, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou, no período de 02 a 06 de julho, o primeiro módulo do curso de Formação de Agentes de Ater, o qual contou com a participação de 20 técnicos extensionistas que prestam Assistência Técnica e Extensão Rural junto aos Agricultores Familiares e Assentados de Reforma Agrária em Sergipe.
 
Foram destaques os temas: Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável, Segurança Alimentar e Nutricional; Fundamentos da Pedagogia de Ater, Referencial Teórico – Concepção da Pedagogia Mexpar – destacando Paulo Freire, Pedro Demo e Piaget; Diagnóstico Rápido Participativo (DRP´) com suas técnicas e ferramentas; Comunicação Rural; Trajetória da Extensão Rural com destaque para a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) e Chamadas Públicas como uma nova estratégia para consolidação da Pnater, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de informações gerais sobre Políticas Públicas direcionadas para homens e mulheres do campo.
 
O evento contou a participação de técnicos da Emdagro, da Secretaria de Estado da Educação e Movimentos Sociais que, dentro de uma metodologia interativa, suscitaram a participação dos técnicos nas discussões dos conteúdos abordados através de dinâmicas reflexivas, vitalizações, músicas, técnicas e ferramentas da metodologia participativa de Ater e comunicação.
 
“Levo comigo um aprendizado muito bom, vontade de aprender mais, coragem e expectativa”, observou Glicio Souza Santos, Engenheiro Agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura do Município de Estância.
 
Assim como Glicio, a engenheira agrônoma Susi Alves, da Secretaria Municipal de Itabaiana, destacou a construção coletiva de todo o curso. “Esse foi um aprendizado construído coletivamente, com metodologias inclusivas e mostrando como fazer com que um curso tão intensivo, não se torne cansativo”.
 
Na análise da Articuladora de Metodologias Participativa da Emdagro, Abeaci dos Santos, o evento de Formação de Agentes de Ater, dentro do Projeto Cultivando Saberes, refletiu a necessidade de avançar cada vez mais no processo de nivelamento técnico e político dos extensionistas que atuam junto aos agricultores familiares e assentados de reforma agrária, na perspectiva de garantir o acesso de forma decisiva dessas categorias de agricultores as diferentes políticas públicas criadas no âmbito do MDA.
 
Abeaci aproveitou para destacar a participação da equipe no desenvolvimento do projeto. “Todo esse trabalho vem sendo feito graças a toda equipe da coordenação do Programa Cultivando Saberes composta pelas técnicas, Iracema Silva Fontes, José Mario Caries Viana e Marielze Santos Lima Figueiredo”.
 
Ainda estão previstos além do segundo módulo que ocorrerá no período de 16 a 20 de julho de 2012, mais outro evento com as mesmas características para mais 20 profissionais de Ater distribuídos entre instituições governamentais e não governamentais que atuam no Estado, bem como, a execução do plano de ação junto aos agricultores familiares e assentados de reforma agrária elaborado pelos participantes do evento.
 
Cultivando Saberes
 
O Projeto Cultivando Saberes nasceu no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em 2006, com a finalidade de capacitar técnicos das diversas instituições/entidades de Ater na perspectiva de nivelar e ampliar conhecimentos sobre as políticas públicas direcionadas para homens e mulheres do campo, a fim de que essas políticas sejam apropriadas, em sua totalidade, pelos agricultores familiares e assentados de reforma agrária. Em Sergipe, o Projeto é coordenado pela Emdagro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.