Semarh promove ações socioambientais no bairro Coqueiral
Dando continuidade aos trabalhados socioambientais promovidos pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), nesta quinta, 05, alunos do Colégio Estadual Senador José Alves Nascimento, localizado no Coqueiral, tiveram uma manhã de conhecimento sobre a importância da preservação do meio ambiente, estabelecendo uma integração homem e natureza. A ação foi desenvolvida pelo Centro de Educação Ambiental da Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu (CEA).
Durante as atividades, os estudantes conheceram a importância da Caesalpinia Echinata, conhecida popularmente como ‘Pau-Brasil’, e realizaram um plantio da espécie, promovendo um grande abraço à vida, à beleza, à esperança e ao futuro. A palestra foi ministrada pela estagiária da Semarh/SQS graduanda em engenharia florestal, Ana Letícia Nascimento.
Ana Letícia falou sobre o histórico da espécie, explicando que os índios utilizavam a madeira na confecção de arco e fecha, e pinturas de enfeites antes dos portugueses chegarem ao Brasil, destacando que “nosso país é o único do mundo que possui o nome de uma árvore”. Em relação a sua floração, a acadêmica pontuou que ela ocorre do final do mês de setembro até meados de outubro e que entre os meses de novembro e janeiro acontece a maturação de seus frutos.
“Essa espécie era considerada extinta, quando em 1928 verificou-se a existência de uma árvore de pau-brasil em um lugar denominado Engenho São Bento, hoje Estação Ecológica da Tapacurá, pertencente à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP)”, disse, explicando que nos dias de hoje a espécie está tão ameaçada quanto diversas outras que povoam a Mata Atlântica, que apesar de ser um dos ecossistemas de maior diversidade é também um dos mais ameaçados do planeta.
Para o professor de história e coordenador do Programa Mais Educação, Serjei Pereira de Carvalho, que esteve presente no evento, momentos como esses são fundamentais para os alunos uma vez que despertam neles o sentimento de preservação a natureza. “Incutir na cabeça dos estudantes a importância do meio ambiente, mostra que devemos nos conscientizar com as questões ambientais, havendo assim uma integração para que não haja uma destruição do seu meio”, citou.
Dinâmica
Após a palestra, a técnica ambiental Larissa Mury promoveu a dinâmica ‘Reconhecendo sua Folha’, posicionando os alunos em círculos, entregando uma folha de uma mesma árvore. Orientando os alunos, Larissa pediu que eles observassem bem a sua folha, verificando assim manchas, colorações, sinais, ressaltando suas características específicas.
“Todos os elementos existentes no meio ambiente são importantes e merecedores de respeito. Embora muitos elementos possam parecer insignificantes, cada um deles possui a sua função dentro do sistema e é de fundamental importância para a manutenção do equilíbrio. Nesta atividade, demonstra-se que, embora muito parecida com as outras da mesma árvore e fazendo parte de um único objeto, cada folha tem características próprias que a fazem única, contribuindo com a sua parcela de fotossíntese para manter a vida da árvore”, disse Larissa Mury.
Plantio
Já a realização do plantio aconteceu na área verde do colégio. Comprometidos em plantar uma muda da espécie Pau-Brasil, os alunos fizeram um pacto com a natureza, reconhecendo a importância de uma árvore para a sobrevivência das gerações presente e futura. Animado, o adolescente Ruan dos Santos, 12 anos, que estuda o 6º ano A, disse que o ato de plantar uma árvore representa em sua vida um gesto valoroso. “Hoje fizemos um elo com o meio ambiente, já que estamos cuidando daquilo que é nosso”, citou.
Para a coordenadora do Centro de Educação Ambiental Tânia Ribeiro, a atividade realizada no colégio “foi extremamente importante para a formação ambiental dos alunos influenciado assim a construção de um mundo mais sustentável”.
Muito mais
Já no Centro de Educação Ambiental, outra turma do colégio fez uma visita monitorada ao Zoológico de Aracaju. Na ocasião a assistente social e técnica ambiental da SQS/Semarh, Talita de Oliveira, mostrou espécies nativas da Mata Atlântica e animais que compõem a beleza do local, a exemplo de araras, urso, onça, leão, pavão, dentre outros.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Semarh promove ações socioambientais no bairro Coqueiral – Fotos: Ascom/Semarh