[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta terça-feira, 03, o secretário estadual da Saúde, Sílvio Santos, concedeu entrevista coletiva para falar das medidas que já foram implantadas e as que estão em andamento para contornar a superlotação na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL).

“Tenho respeito pelo papel da imprensa. Vocês são parceiros da nossa construção e a nossa intenção em convocar essa coletiva é para que se observe o encaminhamento dado para a resolução dos problemas”, afirmou.

Entre as medidas que já foram implantadas, está o processo para regularização no abastecimento de insumos e medicamentos. Muitos itens que estavam em falta, já foram normalizados.

“Precisamos deixar claro que não estamos parados. Assumimos no auge de uma crise na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. A situação hoje não é a ideal, mas também não está igual à de 15 dias. O que não pode acontecer é deixar que fatos sejam publicados, ignorando os passos e as medidas que vêm sendo adotados para resolução dos problemas, como se estivéssemos assistindo a tudo de forma inerte”, afirmou o secretário.

Outro fator importante e que precisa ser considerado é que as obras do Hospital de Socorro, que estavam paradas sem prazo para recomeçar, foram retomadas. “Dentro de 45 dias, deveremos estar reabrindo o hospital que irá possibilitar a realização de 400 partos por mês na unidade. Além disso, tem as Clínicas de Saúde da Família de Arauá e de Indiaroba, inauguradas na semana passada, e que disponibilizam centros obstétricos. Essas medidas, aliadas ao funcionamento das maternidades de Capela, Propriá e Nossa Senhora da Glória vão ajudar sim a desafogar a superlotação na maternidade”, completou.

Durante a coletiva, o Silvio Santos destacou que a meta é que a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes funcione somente para partos de alto risco. “Nós temos uma maternidade muito bem organizada e bem equipada. O problema é que estamos com uma demanda superior à capacidade”, comentou o secretário da Saúde, Sílvio Santos. “O nosso objetivo é que a oferta seja ampliada para que seja possível fazer a regulação dos leitos da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes para a finalidade que foi criada: atender exclusivamente casos de alto risco”‘ disse.

Depois da coletiva, o secretário se reuniu, mais uma vez, com o diretor do Hospital Santa Isabel, dr. José Carlos Pinheiro, para acompanhar o andamento na implantação dos novos leitos.

“Não se resolve nada com um passe de mágica, principalmente quando falamos de dinheiro público. Para agilizar a oferta desses leitos, estamos trabalhando diariamente desde que assumimos e, em acordo com diretor do Hospital Santa Isabel, na próxima semana, esses novos leitos já devem estar funcionando. A expectativa é que a nova oferta contribua para desafogar a superlotação na Nossa Senhora de Lourdes”, concluiu Silvio Santos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.