Carro Camisildo é destaque nacional na prevenção da Aids
Na manhã da última sexta-feira, 29, Sergipe ganhou destaque nacional por promover ação inédita. No Globo News, um carro em formato de camisinha, utilizado para sensibilizar e mobilizar a comunidade, foi considerado uma arma criativa e eficiente contra a Aids.
Criado pelo gerente do Programa de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana, o Camisildo é uma ação permanente que percorre eventos e festas sergipanas distribuindo panfletos, preservativos e alertando a população para a importância da prevenção às DST’s. “Na luta contra a Aids, é preciso, acima de tudo, ser criativo. O Camisildo, através do humor, facilitou o acesso à camisinha e vem contribuindo para que as pessoas procurem o preservativo aqui no estado, principalmente em festas populares”, destacou o gerente.
Ainda durante a entrevista, o gerente afirmou a importância de promover ações permanentes de prevenção. “Todas as ações devem ser continuadas. Para surtir o feito esperado, elas não podem ser restritas ao carnaval ou festas juninas”, finalizou.
Números
De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), atualizados entre o ano de 1987 e até o dia 31 de janeiro deste ano, em Sergipe, já foram registrados 2906 pacientes portadores do vírus da Aids e 960 pessoas já vieram a óbito por conta da doença.
Os municípios que registram o maior número de casos são: Aracaju (45,58%), Nossa Senhora do Socorro (9,56%), Itabaiana (5,94%), Estância (4,12%) e Lagarto (3,11%). “Os números da Aids estão aumentando, mas esse crescimento é menor do que o esperado. Com o fácil acesso aos exames, mais casos têm sido registrados e podemos desenvolver melhor o controle, que consiste no acompanhamento dos novos casos e a oferta de assistência”, explicou Santana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Carro Camisildo é destaque nacional na prevenção da Aids – O gerente do Programa de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES)
- Almir Santana