[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Aconteceu na última terça-feira, 19, o 1° Forró do Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais). Com trio pé-de-serra, as pessoas curtiram a festa com dois motivos especiais para isso: o êxito da produção de alimentos e a perfuração do poço que viabilizou as pessoas a terem água de qualidade em casa.

Dentro do perímetro Jacarecica II, no município de Malhador, o lote conhecido por Grupo dos 20, onde foi realizado o Arraial do PAIS, moradores de Riachuelo e da própria cidade dançaram contentes o arrasta pé. Marinete dos Santos, da comunidade Santa Maria já comercializa o que planta. “Participo do Projeto há oito meses e nesse tempo já vendi boa parte da plantação, aumentei a minha renda, e agora minha família pode ter mais conforto”, disse a produtora, que passou a comercializar cebolinha, alface, couve e coentro com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Eu acho ótimo poder ligar a torneira da lavanderia e não só lavar as roupas, como ter água suficiente para fazer todos os serviços da casa, antes tinha que enfrentar uma hora de caminhada até a barragem e ainda carregar balde o percurso da volta”, declarou Delzuita, também residente do lote Grupo dos 20.

Agricultor do PAIS e beneficiado pelo sistema de água encanada, Dernival Lima de Oliveira fala da mudança. “Antes eu e minha família bebíamos água de mina, que é uma água com escorrimento de resíduos, e corríamos risco de intoxicação. Era isso ou pagar por um tonel de 200 litros, que só durava 15 dias”, informou o produtor.

Para o chefe do perímetro Jacarecica II, Erotildes José de Jesus, água encanada é questão primordial. “Quando se formaram vilas agrícolas, as agrovilas, e se estabeleceu uma comunidade, se tornou necessário pensar na solução das problemáticas. Ter água em casa é motivação extra para uma produção maior dos camponeses das duas localidades”, explica o gerente. Erotildes ainda diz ser motivo de satisfação dupla: “A função do perímetro é de irrigação, mas com a ajuda da população nós não só perfuramos os poços, como fizemos a rede de distribuição saindo de uma caixa de 8 mil litros”, expôs o chefe do perímetro.

O presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, falou da importância de inaugurar um projeto pioneiro e reforçou que o Governo Marcelo Déda tem investido na agricultura familiar gerando mais renda e qualidade de vida ao homem do campo. “Lembro-me da primeira coisa que o governador me disse quando assumi a direção da empresa. Ele pediu que levasse água ao agricultor e neste dia estamos executando mais essa ação”, relembrou.

“Após todo o trabalho, o momento de confraternização vem proporcionar lazer e interação das famílias, o resgate e valorização das tradições culturais”, pontuou a técnica agrícola Maria Terezinha.

Estiveram presentes a prefeita de Malhador, Sarina Faro, o diretor de irrigação da Cohidro, João Quintiliano e Adriana Cunha Vaz, gestora do PAIS pelo Sebrae, o qual, juntamente com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Brasil, fazem o projeto acontecer, e demais autoridades do município de Malhador.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.