[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o Projeto Erastóstenes, voltado ao estudo e observação do céu a olho nu, o Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa foi selecionado entre várias experiências de escolas brasileiras para representar Sergipe no Seminário Nacional do Ensino Médio, que será realizado entre os dias 26 e 28 de junho deste ano, em Brasília.

O Colégio Francisco Rosa faz parte do Programa Ensino Médio Inovador, que está diretamente ligado à adoção de uma proposta curricular diferenciada. O colégio desenvolve experiências com foco na temática da educação, valores e respeito à vida, a partir de vários projetos que envolvem meio ambiente, saúde, festival de cultura, feira de ciências, dentre outros. O objetivo é incentivar o protagonismo juvenil, aproximar a comunidade do colégio e melhorar a aprendizagem dos estudantes.

Projeto Erastóstenes

O projeto contribui para a aprendizagem dos alunos a partir de uma abordagem baseada na história da ciência e na experimentação envolvendo conceitos científicos da área de Astronomia, destacando a reprodução do experimento realizado originalmente por Erastóstenes no século III a.C., destinado à medição do raio da Terra.

As atividades realizadas contribuem para que os estudantes tenham o interesse despertado para a construção de novos conhecimentos científicos e compreendam aspectos inerentes às ciências e à astronomia a partir da contextualização social de seu caráter empírico e histórico.

Além disso, a ação integra a proposta do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), uma estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio, compreendendo ações  e propostas que vão sendo incorporadas ao currículo das escolas, ampliando o tempo na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, atendendo às necessidades e expectativas dos estudantes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.