[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Acontece, no período de 18 a 21 deste mês, no hotel Alto da Praia em Aracaju, um curso sobre comercialização com o tema “Mercado Institucional”. Promovido pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o curso coloca em pauta um amplo debate sobre os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) buscando assim atualizar e nivelar conhecimentos.
 
Na programação serão tratados aspectos sobre políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e sua interface com a segurança alimentar e nutricional; o controle de qualidade dos alimentos produzidos; experiências na operacionalização do PNAE e do PAA em Sergipe, bem como seus avanços e desafios; orientações sobre a emissão da Declaração de Aptidão do Produtor (DAP Jurídica); elaboração de estratégias de comunicação para divulgação das políticas públicas.
 
O evento será coordenado pelo diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, Bernardo Lima, que aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância das políticas públicas, como o PAA e o PNAE na vida dos agricultores familiares. “Esses são programas de extrema importância para a geração de emprego e renda do pequeno produtor, porque ele sabe que se produzir vai ter aonde vender”, destacou.
 
Na ocasião, o assessor da Presidência, Jodemir Pires, além de corroborar com o que foi dito pelo diretor de Ater, acrescentou que o papel do extensionista no desenvolvimento das políticas públicas é justamente levar essas ferramentas para o campo. “Por isso, é muito importante a gente saber a fundo tudo sobre o PNAE e PAA que é para podermos dar as orientações que o agricultor precisa para ter acesso a esses programas”, disse, ressaltando que é o papel da Emdagro divulgar, articular, mobilizar e elaborar os projetos que visem inserir o agricultor familiar nessas políticas.
 
Toda a programação do curso vem sendo abordadas por profissionais da Emdagro e por outras entidades como a Anvisa, a Secretaria de Estado da Educação e do Desporto (Seed), alguns secretários de agricultura dos municípios de Boquim e Umbaúba, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) e Companhia de Recursos Hídricos (Cohidro).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.