Acolhidos da Renascer fazem primeira viagem na Marinete do Forró
O forró ditou o ritmo durante um passeio dos acolhidos do Centro de Estudos e Observações (CEO) e do abrigo Izabel Abreu, unidades protetivas da Fundação Renascer, pelos pontos turísticos da capital. A bordo da “Marinete do Forró”, os adolescentes esbanjaram alegria ao som de Robertinho dos Oito Baixos, e ao lado de assistentes sociais, pedagogas e educadores sociais, mostraram que são autênticos forrozeiros.
Além do tom cultural, o passeio serviu como meio de inclusão e reinserção dos acolhidos na sociedade. O ponto de partida para a viagem regada a muito arrasta-pé, que teve como pano de fundo pontos turísticos e as belas paisagens da capital, foi a sede da Fundação Renascer, no Médici. De lá, a Marinete do Forró conduziu os adolescentes pela avenida 13 de Julho, passando pelo Mirante e rumando em direção a Orlinha do bairro Industrial. Enquanto o autêntico forró pé-de-serra embalava a viagem, os adolescentes não paravam de cantar e dançar.
Depois de uma rápida passagem pela colina do Santo Antônio e pelo parque Teófilo Dantas, onde fica a Catedral Metropolitana, o passeio seguiu em direção a Orla de Atalaia. Por onde a Marinete do Forró passava a animação dos seus passageiros chamava a atenção das pessoas, que paravam para acenar e aplaudir. “Nunca pensei que fosse tão bom. Foi uma tarde maravilhosa”, disse uma das adolescentes do abrigo Izabel Abreu. O pensamento dela foi compartilhado pelos acolhidos do CEO.
Na Orla de Atalaia, uma pausa recarregar as baterias e depois de um lanche, o grupo fez o percurso de volta e mesmo antes da chegada, não escondia que já estavam com saudade. “Queria fazer tudo de novo”, disse um dos acolhidos.
Segundo a guia turística Tânia Bruno, a Marinete do Forró, que é um projeto da Fundação Municipal de Cultura (Funcaju) com o apoio da empresa Progresso, está na sua 12ª edição. “De segunda a sexta, ela sai da Orla de Atalaia, nas proximidades do farol da Coroa do Meio, e realiza o percurso que fez com os adolescentes”. Ela acrescentou que aos sábados e domingos, o passeio segue em direção as praias do litoral sul, incluindo a Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Acolhidos da Renascer fazem primeira viagem na Marinete do Forró – Fotos: Ascom/Renascer