Semarh desenvolve atividades com alunos na Apa Morro do Urubu
“É a primeira vez que entro em um zoológico e tenho esse contato real com a natureza. Observar esses animais e conhecer um pouco mais sobre o meio ambiente foi um presente muito especial que recebi hoje”. Foi o que afirmou nesta manhã, 14, a estudante Hortência Santos, do 5º ano C da Escola Municipal Manoel Bonfim, emocionada ao ter seu primeiro contanto com a natureza, mediante as atividades socioambientais promovidas pelo Centro de Educação Ambiental Apa Morro do Urubu.
A ação teve por objetivo despertar o interesse pelas causas ambientais em alunos, professores e a comunidade do entorno da Área de Proteção Ambiental (Apa), além de estabelecer uma relação entre homem e natureza, despertando assim para a importância de se construir um mundo mais sustentável.
Abordando a temática “Meio Ambiente o futuro que queremos”, durante a visitação monitorada ao Zoológico de Aracaju, a assistente social e técnica ambiental da SQS/Semarh, Talita de Oliveira fez questão de mostrar espécies nativas da Mata Atlântica como pau-brasil e animais que compõe a beleza do local, a exemplo de araras, onça, leão, pavão para alunos da Escola Municipal Manoel Bonfim e do Colégio Estadual Cícero Bezerra, que tiveram uma manhã de acesso à informação e diversão.
Para a aluna Mariana Larissa, que também estuda na Escola Municipal Manoel Bonfim, a atividade educativa trouxe uma nova visão sobre a diversidade de plantas e animais existentes no local. “A visitação além de ser educativa, deu para aprender o que existe de fato na natureza e o que é um animal carnívoro. Como também presenciamos uma planta histórica que é o pau-brasil”, cita a estudante dando sua opinião sobre o evento.
Capacitação para profissionais
Após esta visita foi a vez dos técnicos da Petrobras, Seed, Deso e Semed participaram de uma capacitação referente à produção de uma horta orgânica que será desenvolvida no Centro de Educação Ambiental. A capacitação feita pela engenheira agrônoma da Emdagro, Elizabete Denise Campos, sensibilizou os técnicos para as questões sustentáveis e a importância da economia verde como também para o consumo de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos.
Quem também esteve marcando presença durante as atividades, foi o soldado do Pelotão Ambiental, Cristiano Cunha que trouxe uma exposição de animais empalhados da fauna silvestre, explicando para a garotada a importância de cada animal dentro do ecossistema e destacando estratégias de conservação e manutenção da biodiversidade.
“É importante que as crianças saibam que com a retirada desses animais, por meio do tráfico, ocorre à diminuição desses indivíduos no meio ambiente, perdendo assim fragmentos de sua biodiversidade genética”, citou.
A superintendente de Biodiversidade e Floretas da Semarh, Valdineide Santana, explicou que dentro da Apa Morro do Urubu, os visitantes podem presenciar duas formas de proteção da biodiversidade. Uma através da conservação in situ referente aos fragmentos de Mata Atlântica, e outra mediante a conservação ex situ, com a vista ao Zoológico de Aracaju.
Trilha Ecológica
Entre os sons de pássaros e o ar puro lançado pela diversidade de espécies da Mata Atlântica, os alunos do Colégio Estadual Cícero Bezerra fizeram ainda uma trilha ecológica acompanhados pelo coordenador da Apa do Morro do Urubu, Mário Sérgio Barreto. A cada novidade que surgia durante o percurso, através das dinâmicas, a garotada ouviu de perto os sons produzidos da mata, como também sentiram seu cheiro, aumentando assim sua capacidade na defesa e conservação do meio ambiente.
“A nossa intenção é de despertar em cada um o comprometimento com todo o contexto que a área imprime e o maior deles, que é relação do homem com a natureza, uma vez que esses alunos serão os futuros protetores do planeta”, citou Mário.
Empolgada, a adolescente Myslly Ravonny conta que participar da trilha foi uma das aventuras mais incríveis que teve em sua vida. “É a primeira vez que faço uma trilha, sem contar que achei muito interessante ouvir os sons de alguns pássaros. Foi uma experiência única”, disse.
Já a coordenadora do Centro de Educação Ambiental Tânia Ribeiro, ficou feliz em vê a interação dos alunos com a natureza. “Além dos alunos serem sensibilizados através das atividades que contribuem para o desenvolvimento sustentável, todas as quintas-feiras o CEA está de portas abertas para juntos com as escolas públicas e particulares, técnicos de instituições públicas e privadas, desenvolverem atividades como trilhas ecológicas, quintas ambientais, visitas orientadas ao zoológico de Aracaju como também participar de oficinas de reciclagem”.
A coordenadora finalizou dizendo que, para isso, as pessoas interessadas deverão agendar suas visitas pelos telefones (079) 3198-1917/1900 ou encaminhar um ofício através do site cea.se@semarh.se.gov.br.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Semarh desenvolve atividades com alunos na Apa Morro do Urubu – Fotos: Ascom/Semarh