[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), já está preparado para garantir a cobertura de atendimentos durante os festejos juninos. Na capital, o serviço irá montar uma estrutura no Forró Caju e no Arraiá do Povo. Já no interior, as bases descentralizadas garantirão toda a cobertura dos municípios.

Para o Forró Caju, que acontece de 15 à 29 de junho nos Mercados Municipais, o Samu montou um posto de atendimento com 16 leitos, sendo 14 destinados à baixa complexidade e outros dois para estabilização. Além disso, foram disponibilizadas uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma de Suporte Avançado (USA). Serão três médicos, três enfermeiros e dez técnicos de enfermagem por noite. “Estas são escalas extras. Todo o serviço funcionará normalmente na capital e no interior para atender a outros chamados”, garantiu o superintendente do Samu, Leonardo Coelho.

A expectativa é que cerca de 95% das ocorrências sejam resolvidas no próprio local da festa. “Assim, evitaremos  a superlotação nas unidades. Os casos de média complexidade serão destinados aos hospitais municipais da Zona Norte e da Zona Sul. Já os casos de alta complexidade, encaminharemos para o Huse”, explicou o superintendente. Além dos profissionais de saúde, um equipe administrativa estará de plantão para cuidar das estatísticas e manter contato direto com os plantonistas no almoxarifado, a fim de que a estrutura esteja sempre bem munida de insumos e outros materiais.

Já na Orla de Atalaia, a festa acontece de 13 de junho à 1º de julho. Todas as noites, o Arraiá do Povo contará com uma Unidade de Suporte Básico. “Por ser uma festa mais tranquila, que reúne um número menor de pessoas, sempre é disponibilizada uma USB”, frisou Leonardo.

Os profissionais do Samu 192 Sergipe que estarão de plantão nos festejos juninos permanecerão envolvidos na campanha anti-trote, que tem o objetivo de sensibilizar a população sobre os prejuízos causados por quem utiliza incorretamente o serviço. A equipe também estará envolvida na campanha contra a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade.

Interior

O interior do estado contará com 36 bases descentralizadas. São 14 USAs e 36  USBs distribuídas por essas bases. Toda a escala estará completa para garantir a agilidade na prestação do serviço. A montagem de estrutura de posto de saúde ficou sob responsabilidade das prefeituras.

Durante este período, o cidadão poderá utilizar normalmente o 192 de qualquer região do estado de Sergipe. A equipe mais próxima que estiver de plantão deverá realizar o atendimento pré-hospitalar móvel com o máximo de urgência, considerando que os profissionais atuantes nas grandes festas poderão não só atender os pacientes que transitam nas arenas, como também os que se encontram nas imediações.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.