Estado e Sebrae apresentam plano de capacitações sobre agrocecologia
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e o Sebrae realizaram nesta terça-feira, 5, um dia de planejamento de novas ações do Projeto ‘Cultivando o Sertão do São Francisco’, que funciona com a tecnologia de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais).
O evento que aconteceu no município de Nossa Senhora da Glória, reuniu os 45 beneficiários de nove cidades já assistidas pelo projeto com unidades de plantio agroecológico. Na ocasião, foram discutidas as limitações encontradas em cada localidade para expandir o projeto, desde a implantação da produção às oportunidades de comercialização existentes.
A Engenheira Agrônoma da Seides, Paula Yaguiu, apresentou aos beneficiários o planejamento dos cursos que serão ofertados até o final do ano. “Os agricultores receberão quatro cursos na área técnica e dois de comercialização. Entre os cursos estão o controle agroecológico de pragas e doenças, a produção de composto orgânico e biofertilizantes, planejamento da produção e produção de mudas”.
A gestora do projeto no Sebrae, Maria Anita Mendonça, destacou as propostas do evento. “Realizamos essa reunião para planejar novas ações do projeto junto com a Seides. Pensamos em novas produções do grupo, trocamos experiência sobre as 45 unidades do Pais já implantadas, apresentamos casos de sucesso e ainda entregamos insumos de horta, sementes, pulverizador para biofertilizantes, entre outros”.
Para a beneficiária de Porto da Folha, Maria Aparecida da Silva, a reunião vai ajudar a aperfeiçoar seu trabalho. “A Seides e o Sebrae realizam sempre essas reuniões com a gente. Acho muito bom, pois eles sempre estão nos ensinando algo novo sobre o projeto. Aqui ficamos sabendo da situação dos outros agricultores que também fazem parte do Pais e podemos trocar experiência. Vou participar de todos os cursos que vão acontecer até o final do ano”, garante.
PAA e Feira
No encontro também foram apresentados o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Frutos da Terra e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que beneficiam agricultores familiares, entidades socioassistenciais e a população com a compra da produção dos pequenos agricultores e o repasse para a alimentação da comunidade em insegurança alimentar.
As informações foram repassadas pela coordenadora estadual do PAA, Carla Santana, e pelo Engenheiro Agrônomo da Seides, Bruno Santiago, que apresentou o Projeto da Feira da Agricultura Familiar.
“É preciso incentivar os produtores a participarem dos programas como PAA, PNAE e da Feira de Agricultura Familiar. Os agricultores precisam saber que o Governo disponibiliza meios rentáveis para o escoamento dos produtos deles”, ressaltou Carla Santana, coordenadora Estadual do PAA.
Logo após aconteceu a apresentação de informações sobre as Organizações de Controle Social e um consultor do Sebrae também ministrou uma palestra motivacional para os agricultores.
Projeto
O projeto ‘Cultivando o Sertão do São Francisco’ eleva a qualidade de vida das famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, difundindo a agroecologia e proporcionando geração de renda e o acesso a hábitos alimentares saudáveis, além do desenvolvimento sustentável das regiões onde funciona.
Além disso, o projeto reforça a política estadual de segurança alimentar e nutricional e combate métodos nocivos e plantio, que envolvem a utilização de agrotóxicos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado e Sebrae apresentam plano de capacitações sobre agrocecologia –