[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o tema “Caatinga: a riqueza do sertão no olhar do sertanejo”, foram abertas na manhã desta segunda-feira, 4, as atividades em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. As atividades promovidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), na praça de eventos do município de Poço Redondo, teve como objetivo proporcionar a população poço-redondense o conhecimento sobre as belezas e riquezas da Unidade de Conservação do Monumento Natural Grota do Angico, sensibilizando o homem do sertão para a importância da proteção do bioma caatinga e seus traços culturais.

Durante a celebração várias atividades como pescaria ambiental, jogo da coleta seletiva, exposição fotográfica da biodiversidade do Mona Angico e exposição de produtos da caatinga chamaram a atenção dos estudantes e curiosos que passavam pelo local. Admiradas com a diversidade que a caatinga oferece, ao ver a exposição, montada na praça, as alunas do Colégio Municipal Menino Deus, Iris Santos Souza e Talita da Silva Alves deram sua opinião sobre o evento. “Sabíamos que a caatinga tinha suas belezas, mas essa é a primeira vez que vemos algo tão belo. As imagens expostas são verdadeiras obras de arte”, enfatizou Iris Santos.

Já a estudante Deise Santos, também aluna do Colégio Municipal Menino Deus, que brincou bastante no jogo da coleta seletiva com os técnicos da Semarh, disse que aprendeu bastante sobre a responsabilidade que cada um tem de realizar a coleta seletiva. “Com a brincadeira aprendi que a população não deve jogar lixo nas ruas e sim separar esses materiais para reciclagem, já que a coleta seletiva conscientiza o ser humano sobre o problema do desperdício e da poluição que causamos ao meio ambiente”, destaca.

O presidente da Associação Camponesa de Poço Redondo, Ediclécio da Silva, também deu sua contribuição durante as atividades, expondo produtos da caatinga e frutos da floresta, como umbu, juá dentre outros. O presidente mostrou ainda equipamentos para a técnica de coleta de pólen, explicando para os alunos que se as abelhas desaparecem da face da terra, o ser humano só iria sobreviver durante quatro anos, pois sem a “polinização seriam extintas a flora e a fauna, não havendo florestas, lagos e rios”.

Muito mais

Já nesta terça-feira, 5, a programação contará com os lançamentos virtuais da Carta Consulta para Regulamentação da Política Estadual de Educação Ambiental, do Mapa Digital do Manguezal de Sergipe, do Atlas Digital de Recursos Hídricos e o do lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos.  Os lançamentos ocorrerão no auditório da Codise, a partir das 8h.

Ainda no dia 5 de junho, pela tarde, haverá o Evento Público: “Sergipe construindo um novo cenário ambiental para o amanhã”, a exposição “Riquezas Naturais de Sergipe” e teatro de rua com o meio ambiente em Sergipe. Será a partir das 15h, no Calçadão da Rua João Pessoa com Laranjeiras.

Para o secretário do Meio Ambiente Genival Nunes a vasta programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente será uma oportunidade de mostrar à população as ações e serviços realizados pelo Governo do Estado na área ambiental, tendo como referência a Unidade de Conservação Monumento Natural Grota do Angico, criada pelo governo para preservar o bioma caatinga, e Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, criada para preservar a Mata Atlântica, e cumprir importantes funções ecológicas, científicas, econômicas e sociais.”Comemorar o Dia do Meio Ambiente é também uma forma de engajar a população em atividades de conscientização ambiental”, revela.
 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.